Grupo +Pinhal presente em protesto na Assembleia de Freguesia de Esmoriz, para defesa da floresta (comunicado)

5 de Março, 2025 Não Por A Voz de Esmoriz

O Grupo +Pinhal, criado com o objetivo de defender o PERÍMETRO FLORESTAL DAS DUNAS DE OVAR, encara com apreensão o assunto da Assembleia de  Freguesia de Esmoriz marcada para amanhã à noite, naquela cidade.

Esta sessão extraordinária é constituída por um único ponto, dedicado à discussão e votação de  uma proposta de “utilidade pública para pedido de desafetação do Regime Florestal Parcial – Perímetro Florestal das Dunas de Ovar”.

Os responsáveis pelo grupo cívico contestam este propósito: “O fim da floresta é uma utilidade pública?”, questionam. 

Caso a desafetação seja aprovada, os terrenos visados deixarão de fazer parte do perímetro florestal. O grupo +Pinhal teme que esta decisão seja uma via aberta para ainda mais construção e urbanização numa dos últimas áreas verdes públicas que resistem na cidade de Esmoriz. 

Determinados a marcar posição contra essa possibilidade, os membros do grupo apelam à mobilização popular, em apoio à causa ambiental. Nas redes sociais, foi lançado o repto a todos os defensores da floresta para comparecerem naquela sessão da Assembleia de Freguesia, em sinal de protesto. O grupo desafia os interessados a irem vestidos de verde, em sintonia com a cor da natureza e dos pinhais que querem ver preservados, e a comparecerem em grande número no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz, esta quinta-feira, 6 de Março, pelas 21h30.

Em paralelo com esta iniciativa, o grupo +Pinhal apela ainda à assinatura de uma nova petição criada para defender a floresta e exigir a suspensão dos abates em curso. A petição – lançada no último sábado e já subscrita por mais de mil pessoas – está disponível na ligação http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT124401.


Comunicado do Grupo + Pinhal