Hamas lança ataque contra Israel

8 de Outubro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

Através de um acção concertada e surpreendente, a organização armada palestiniana, o Hamas, decidiu encetar uma ofensiva contra Israel, a qual aconteceu um dia após o 50º aniversário do ataque surpresa do Egipto e da Síria em 1973, que na altura deu início a uma grande guerra no Médio Oriente.

Na madrugada de sábado, centenas de milicianos do Hamas, devidamente armados, atravessaram a cerca que separava a Faixa de Gaza e Israel, atacando postos de controlo, aglomerados populacionais e sequestrando soldados e civis israelitas. A Força Aérea Israelita respondeu, em simultâneo, com ataques aéreos sobre a Faixa de Gaza. Pelo menos, os confrontos já terão causado cerca de 1000 mortos (mais de 600 em Israel, e cerca de 370 na Faixa de Gaza). Contudo, ainda há vários combates a serem travados.

Por outro lado, cerca de 100 reféns israelitas, incluindo soldados, mas também mulheres e crianças, podem ter sido levados para Gaza pelo Hamas, complicando qualquer operação militar israelita para os libertar. Aliás, a Mossad e os serviços secretos israelitas foram completamente apanhados desprevenidos, não conseguindo antever esta operação de grande envergadura.

Israel reconhece que se encontra em estado de guerra e, após o reforço dos seus meios militares no terreno para rechaçar os milicianos do Hamas que entraram no território, deverá estar a preparar uma grande campanha militar terrestre de forma a retaliar a ofensiva verificada que surpreendeu toda a comunidade internacional.

Créditos da Imagem: CNN Portugal