Hassan Nasrallah sucumbe aos ataques de Israel

28 de Setembro, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

Após vários golpes já infligidos pelas Forças de Israel na cúpula do Hezbollah no Líbano, seria a vez de, nesta sexta-feira, na sequência de duros bombardeamentos nos subúrbios do sul de Beirute, ser ditada a morte de Hassan Nasrallah, líder da organização militar xiita no Líbano e aliado bastante próximo do Irão. Inicialmente, divulgou-se a notícia de que o líder do Hezbolhah estaria seguro, contudo mais tarde a organização militar confirmou que estava exactamente entre as vítimas.

Com 64 anos de idade, e contabilizando 32 anos de liderança, Nasrallah era apoiado pela comunidade muçulmana xiita e considerado como o homem mais poderoso do Líbano. O até então líder do Hezbollah assumia-se como sendo contra a existência do Estado de Israel e apoiava a libertação do povo palestiniano, tendo o grupo assumido recentemente uma posição belicista mais veemente quando as forças israelitas iniciaram a sua campanha militar na Faixa de Gaza.

A sua morte poderá ditar um vazio de poder ou uma indefinição dentro de uma organização militar que reivindica possuir cerca de 100 mil homens nas suas fileiras bem como uma enorme quantidade de mísseis, alguns deles de alta precisão.

Apesar de praticamente ter decapitado quase toda a estrutura do Hezbollah, a verdade é que Israel continua a bombardear posições no Líbano neste sábado, mesmo quando Benjamin Nethanyahu, primeiro-ministro israelita, reiterou na última Assembleia Geral da ONU que desejava a paz.

Teme-se que a escalada do conflito se torne agora inevitável com a hipótese de uma invasão terrestre israelita ao sul do Líbano ou que o Irão venha a reagir militarmente.



Créditos da Imagem: Reuters & SkyNews