Hospital de Ovar volta a vencer Prémio “Saúde Sustentável”

29 de Outubro, 2020 0 Por A Voz de Esmoriz

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar venceu, pelo segundo ano consecutivo, o prestigiado Prémio “Saúde Sustentável”, tendo sido desta vez distinguido o seu projecto “Escala de Risco Covid-19” que permite antecipar o risco de infecção pelo novo Coronavírus.

A Escala de Risco elaborada determina ou, pelo menos, procura estimar os riscos de infecção causados pela pandemia, utilizando nessa avaliação de risco alguns parâmetros, nomeadamente: o número actual de infectados, a gravidade dos casos e o número existente de profissionais de saúde. Só assim será possível adoptar os planos de contingência adequados para cada momento testemunhado.

De acordo com uma nota enviada para a imprensa, Luís Miguel Ferreira, Presidente do Conselho Directivo do Hospital Francisco Zagalo – Ovar, admite que a escala de risco, então criada, poderá vir a ser adoptada noutros hospitais e entidades de saúde do país. O responsável admite que a unidade está a contribuir para a produção de conhecimento científico nesta vertente, alegando que esta ferramenta preditiva poderá ser muito útil para a gestão futura de casos de pandemia, optimizando os serviços prestados e disponibilizando previamente os recursos que podem vir a ser necessários em certas conjunturas.

O Hospital de Ovar conta ainda, neste projecto, com a parceria da Winning Consulting e do Cintesis (Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, sediado na Universidade do Porto), alicerçando-se nos critérios de qualidade e pesquisa rigorosa.

Os vencedores do Prémio Saúde Sustentável foram revelados esta terça-feira, numa cerimónia que decorreu na Fundação Oriente, em Lisboa, na presença do secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes. O Prémio Saúde Sustentável – já na sua nona edição e que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República – é uma iniciativa do Jornal de Negócios e da farmacêutica Sanofi Portugal orientada para a divulgação e incentivo de boas práticas da sustentabilidade da saúde em Portugal.

Ao todo, foram apresentadas 111 candidaturas, sendo premiadas 7 categorias. A edição deste ano, por decisão unânime do júri, foi dedicada à partilha das boas práticas em contexto de Covid-19, com o objectivo de reconhecer e distinguir projectos ou instituições que se destacaram na luta contra a pandemia que enfrentamos.

Direitos de Imagem de Destaque: Health News