“Houve pessoas a cantar a letra toda e isso foi fantástico” – António Manuel Ribeiro (Banda UHF)
7 de Julho, 2024Neste passado sábado à noite, a Banda Mítica UHF trouxe até Esmoriz o melhor do rock puro, mantendo a sua tradição artística em pergaminhos lendários. Na verdade, o Arraial da Barrinha teve uma das melhores lotações da sua história com milhares de pessoas a deslocarem-se até esta cidade para assistirem a um concerto memorável para as suas vidas.
A Banda UHF tocou e cantou diversos temas do seu repertório, nomeadamente “Menina estás à janela”, “Matas-me com o teu olhar”, “Rua do Carmo”, “Na tua cama”, “Vejam bem” (aqui interpretando um dos temas mais épicos de José Afonso; pretendendo-se assim assinalar os 50 anos do 25 de Abril), etc.
No final do concerto, António Manuel Ribeiro, voz incontornável da banda e uma das lendas do rock português, esteve em declarações à rádio Voz de Esmoriz (com reportagem de José Carlos Reis e do Professor Manuel José).
O músico reconheceu que teve pela frente um público maravilhoso que participou, dançou, bateu palmas e cantou e que transmitiu uma emoção contagiante, mesmo numa noite em que o clima foi um bocado agreste (sentiu-se algum vento e frio).
António Manuel Ribeiro relembra que a banda tem 45 anos de existência e que já foram lançados vários discos, evidenciando-se uma regularidade notável em termos de projectos publicados. Recorda que, apesar do crescimento das plataformas digitais, os UHF ainda vendem muitos discos. Nesse sentido, refere que quando as canções estão em casa ou no carro, as pessoas podem sempre divertir-se e cantar também. E rematou que neste concerto em Esmoriz, as pessoas cantaram a letra toda, aquando do acompanhamento de vários temas da banda, e que isso foi fantástico.
Em relação a projectos para o futuro, salientou que a Banda UHF está a trabalhar, de forma simultânea, no lançamento de três discos – o primeiro dos quais vai sair no próximo dia 27 (o qual foi gravado no Europarque, em Santa Maria da Feira, e que foi trabalhado em parceria com 205 músicos de filarmónicas do concelho e 4 maestros), o segundo sairá em Setembro (trata-se de uma colectânea que é sobre o amor e que terá 3 inéditos) e depois, o terceiro será apresentado em Outubro e que está ainda a ser trabalhado, embora não quis adiantar mais detalhes, afirmando que está em segredo.
No que concerne a concertos, a Banda UHF tinha já estado na semana passada em Castro Marim (Algarve), Barreiro e Guarda, e muito recentemente, actuaram na praia de Almograve, em Odemira. Neste sábado, estiveram no Arraial da Barrinha, em Esmoriz. Na próxima semana, estarão no Norte do país participando, por exemplo, no Festival da Maia. António Manuel Ribeiro enfatiza que o grupo está “com uma programação muito regular, muito intensa”, embora lamenta que estejamos a viver um “clima estranho”, argumentando que é um Verão que tem sido muito fresco.
Realça, por fim, que a Banda UHF irá continuar a manter a sua senda no rock português, enquanto tiver o apoio incondicional do público e várias enchentes, como se registou, por exemplo, neste sábado no Arraial da Barrinha, onde o grupo se sentiu bastante acarinhado em Esmoriz.
António Manuel Ribeiro (vocalista da Banda UHF) com José Carlos Reis (repórter da RVE)