Hugo Oliveira preocupado com pedido de secretismo do Ministro Miguel Pinto Luz (comunicado)
19 de Agosto, 2024Hugo Oliveira, Deputado do Partido Socialista pelo círculo eleitoral de Aveiro emembro da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação, questionou hoje o Ministro Miguel Pinto Luz sobre a situação do investimento previsto para a Linha do Vale do Vouga. Tal questão, nasce após reunião entre o ministro e os Autarcas das Terras de Santa Maria, aos quais este terá pedido secretismo sobre o tema.
Joaquim Jorge,presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, afirmou em reunião de câmara,no passado dia 1 de agosto, que tinha “indicação do ministro [Pinto Luz] para não revelar o que foi discutido na reunião” entre o Ministro e os autarcas da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM) que teve lugar a 25 de Julho e onde foram debatidos “vários cenários de desenvolvimento da Linha do Vouga”.
O deputado Hugo Oliveira questionou já o senhor Ministro, nomeadamente por se encontrar preocupado com o teor do debate sobre uma infraestrutura pública e o pedido de secretismoaos autarcas nessa matéria. “Embora respeite a posição dos autarcas,não posso aceitar que exista secretismo na discussão desta matéria, este é um tema que importa e afeta todos. Por essa razão, quero ver tornada pública qualquer discussão e debate sobre o desenvolvimento da Linha do Vouga. Até porque,não estão apenas em causa as autarquias que compõem a AMTSM, mas sim todos os municípios ligados direta e indiretamente à Linha do Vouga. Parece-me claro que com este género e posições secretas e escondidas o governo demonstra a vontade de não cumprimento daquilo que está definido em matéria de investimento nesta Linha.”.
Sublinha ainda que “o número total de passageiros excede por ano os 600 mil, demonstrando não só o potencial desta linha, mas também a grande importância para os seus utilizadores”, nesse sentido Hugo Oliveira deseja ver confirmado pelo senhor Ministro que o seu plano de ação se encontra conforme o preconizado no Plano Ferroviário Nacional, nomeadamente no que respeita à requalificação integral da Linha do Vouga e à criação de um interface com a Linha do Norte, em Espinho.
O deputado não deixa ainda de sublinhar o seu espanto, por ver neste momento um debate sobre decisões já tomadas quando no seu entender “deveríamos estar a estudar e debater a possibilidade de extensão desta linha a sul, à Universidade de Aveiro.”e “a criação de uma estação intermodal na zona [norte], onde a nova Linha de Alta Velocidade cruza com a Linha do Vouga, esta que é a única forma económica e financeiramente viável de assegurar um comboio com partida da zona Norte do distrito para o Porto, com tempos de viagem inferiores a 30 minutos.”
Comunicado – Deputado Hugo Oliveira
16 de Agosto de 2024