I Encontro de Clássicos Mercedes animou a cidade de Esmoriz
10 de Junho, 2024O Sporting Clube de Esmoriz, em parceria com a Tutigás e contando ainda com outros apoios (os casos da Punto Red e dos organismos públicos locais), organizou o I Encontro de Mercedes Clássicos na cidade de Esmoriz.
O ponto de concentração, decorreu logo pelas 9 horas do feriado desta segunda-feira, junto à Feira da Revenda, onde apareceram 37 carros clássicos da marca Mercedes. Registamos que os três carros mais antigos datavam da década de 1960. Um era de 1966 e os outros dois de 1967. Haveria depois um outro veículo de 1975, mas os restantes seriam, na sua maior parte, das décadas de 80 e 90. O mais recente seria do ano de 2001. E havia Mercedes de todos os modelos e cores (cinzento, branco, azul prateado e até verde).
Após a concentração, decorreu um passeio entre as 11 e as 12 horas que percorreu a orla marítima e florestal entre Esmoriz e o Furadouro. A comitiva dos Mercedes buzinou pelos sítios por onde passou, surpreendendo as populações que ficaram particularmente agradadas com a iniciativa.
Seguiu-se depois uma pausa para almoço e convívio, onde bebidas (cervejas e sumos) e sandes (com pernil, porco ou chourição) fizeram as delícias dos participantes e dos cidadãos curiosos (largas dezenas decidiram assistir à concentração e depois à competição de tarde).
Da parte de tarde, entre as 15 e as 17 horas arrancaram as provas desportivas, talvez o momento mais aguardado, o qual decorreu com total segurança, sem qualquer incidente.
Dos 37 carros participantes que estiveram na concentração matinal neste primeiro grande encontro de Mercedes Clássicos em Esmoriz, 21 foram então à prova da parte da tarde, tendo que circundar o Estádio da Barrinha. Os concorrentes tinham de completar um circuito pré-definido em que na primeira parte os condutores guiavam naturalmente, mas a meio do percurso, eram obrigados a inverter de marcha e, depois, seguir em marcha atrás, contornando obstáculos em ziguezague, até chegar à meta localizada junto ao Estádio e muito perto do ponto de partida inicial. Tinham um tempo mínimo de 5 minutos e um prazo máximo de 6 minutos para finalizar a prova. Quem não cumprisse esse período estipulado era desqualificado. Os melhores tempos ficariam entre os 5 minutos e centésimos e os 5 minutos e 5 segundos. Todos os centésimos do cronómetro contariam bem como eventuais penalizações.
Os três melhores classificados foram: Bruno Vieira (1º – fez a prova em 5 minutos e 90 centésimos), Augusto Lima (2º – 5 minutos, 2 segundos) e Nuno Santos (3º). Todos eles receberam o respectivo troféu. Foram ainda entregues lembranças a todos os participantes, bem como foi sorteada uma rifa que garantiria como prémio uma bola oficial de futebol. No final, todos os participantes tiraram uma foto em grupo atrás dos carros vencedores (ver imagem de destaque deste artigo).
Em termos de reacções finais, Adérito Ferreira, Presidente do Sporting Clube de Esmoriz, agradeceu a ajuda dos parceiros institucionais e acredita que nas próximas edições o nível de participação será maior, afirmando que este evento serviu para proporcionar algo diferente à comunidade. António Sá, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, reconheceu o papel vital desempenhado pelo associativismo que se traduz em eventos de qualidade. Manuel Cuco, responsável da Tutigás, confessou ser fã da marca Mercedes e salienta que desafiou o presidente do clube Adérito Ferreira a organizar um evento destes, e também acredita que para o ano, a iniciativa poderá crescer em termos de adesão, tendo feito um balanço muito positivo desta primeira edição.
A Comissão de Melhoramentos de Esmoriz e a Voz de Esmoriz asseguraram igualmente a cobertura deste evento original que marcou a diferença no feriado do dia 10 de Junho, dia de Portugal e de Camões.