Incêndios em Los Angeles causam destruição massiva e vítimas
10 de Janeiro, 2025De acordo com o Jornal Público, os incêndios que continuam a deflagrar em Los Angeles (Califórnia) já causaram, pelo menos, dez mortos. A área queimada ultrapassa mais de 70 mil quilómetros quadrados, e mais de dez mil edifícios terão sido consumidos pelas chamas.
As vítimas que pereceram estão a ser identificadas, mas o processo poderá demorar semanas, porque foram encontrados corpos totalmente carbonizados, e porque ainda não é fácil aos peritos chegarem aos locais severamente devastados pelos incêndios.
Ao todo, os bombeiros daquele estado norte-americano não têm tido mãos a medir, combatendo 5 fogos terríveis activos na região. Além disso, enfrentam a realidade da falta de água nas bocas de incêndio espalhadas pela cidade de Los Angeles, visto que algumas têm uma pressão demasiada baixa ou estão mesmo vazias.
Por outro lado, 180 mil pessoas permanecem sob ordens obrigatórias de retirada das suas habitações. Por isso, têm ocorrido evacuações em massa, para tentar limitar o número de fatalidades humanas.
Também a cidade das estrelas de Hollywood foi já afectada pelos incêndios, cenário que já obrigou ao adiamento das nomeações para os óscares.
Segundo a AccuWeather, citada pelo Jornal Público, as estimativas dos estragos já causados pelos incêndios na Califórnia poderão balizar-se entre os 135 e 150 mil milhões de dólares (entre 131 e 146 mil milhões de euros).
Créditos da Foto: Getty Images (presente também no site da BBC)