PSP empenhada na operação nacional de prevenção de Incêndios Rurais

14 de Julho, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

A Polícia de Segurança Pública (PSP), à semelhança dos anos transatos, encontra-se empenhada na operação nacional de prevenção de incêndios rurais, que decorre desde 1 de fevereiro até 31 de outubro.

Esta operação compreende duas fases distintas, denominadas Alpha e Bravo:

A fase Alpha decorreu entre o dia 1 de fevereiro e 14 de maio e privilegiou a realização de ações de sensibilização junto da população, bem como ações de fiscalização junto de proprietários de terrenos florestais e/ou rurais, primordialmente nas áreas definidas como prioritárias no que concerne à fiscalização da gestão de combustível.

A fase Bravo encontra-se a decorrer desde dia 15 de maio e terminará no dia 31 de outubro. Nesta fase serão levadas a cabo ações de prevenção e vigilância ativa nas áreas rurais e florestais, bem como em zonas intermédias consideradas de risco.

Tanto as ações de sensibilização como as de fiscalização têm sido efetuadas, maioritariamente, por Polícias que integram as Brigadas de Proteção Ambiental (BRIPA), criadas pela PSP em 2006 com a missão específica de tratarem de matérias ambientais.

Neste contexto, desde dia 1 de fevereiro e na sua área de responsabilidade, a PSP registou os seguintes resultados operacionais:

– 4076 ações de fiscalização;

– 996 ações de sensibilização com 2067 pessoas presentes;

– 69 autos de contraordenação por constatação de não limpeza de terrenos e faixas de gestão de combustíveis, junto a habitações ou vias de comunicação (DL n.º 124/2006, de 28 de junho).

Não obstante o trabalho das BRIPA ser direcionado para questões ambientais, todos os Polícias encontram-se empenhados em prevenir e fiscalizar riscos potenciais de desencadeamento ou propagação de incêndios rurais, adotando sobretudo uma postura preventiva e pedagógica junto dos proprietários de terrenos florestais/rurais, tendo sido realizadas 3139 patrulhas desde o dia 1 de fevereiro.


Créditos de Imagem: PSP Coimbra

Comunicado do Gabinete de Imprensa e Relações Públicas da PSP