Inúmeras Troupes de Reis animaram a cidade de Ovar
10 de Janeiro, 2025O Cantar os Reis voltou a ser vivenciado de uma forma muito especial na cidade de Ovar com as troupes a proporcionarem grandes momentos culturais na Igreja Matriz de Ovar, no Centro de Arte de Ovar e na Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro.
O Cantar os Reis é Património Imaterial de Portugal desde 2020. O seu repertório pode ser dividido em três partes: a “Saudação” (dirigida aos presentes e louvor pela noite santa dos reis), a “Mensagem” (em que se celebra o nascimento de Jesus Cristo e os seus ensinamentos) e o “Agradecimento” (pela hospitalidade e ofertas).
De acordo com o jornal digital OvarNews, no passado dia 4 de Janeiro (um sábado), começámos por ter um encontro de troupe de reis na Igreja Matriz de Ovar. Foi a primeira vez que, na história da sua tradição, os Reis de Ovar foram cantados no belíssimo cenário deste templo religioso, sob o olhar atento do Padroeiro São Cristóvão. Ali marcaram presença as quatro troupes mais antigas do concelho – Troupe de Reis JOC/LOC, Troupe de Reis Associação Desportiva Ovarense, Troupe de Reis Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ovar e Troupe de Reis do Orfeão de Ovar. Viveu-se assim toda uma nostalgia magnífica.
No dia 5 de Janeiro (um domingo), tivemos novo momento central com as troupes infantis dos reis a fazerem um brilharete, desta feita, no Centro de Arte de Ovar. De acordo com a página Ovar Cultura, registou-se a participação de mais de 600 crianças, oriundas de 12 troupes de reis infantis do concelho. Segundo a mesma fonte, “a melodia voltou a acalentar as almas dos presentes e deu provas que o Cantar os Reis, uma das vivências mais genuínas do concelho e registada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial de Portugal desde 2020, com estes jovens guardiões, empenhados em manter a chama desta tradição acesa, tem futuro e está em boas mãos”. Participaram neste espectáculo: Troupe de Reis Infantil do Externato São Miguel, Troupe de Reis Infantil da EB dos Combatentes, Troupe de Reis Infantil da EB de Cabanões, Troupe de Reis Infantil da EB da Oliveirinha, Troupe de Reis Juvenil da Academia de Música do Orfeão de Ovar, Troupe de Reis Infantil da EB S. João de Ovar, Troupe de Reis Infantil da Stª Casa de Misericórdia de Ovar, Troupe de Reis Infantil da Escola da Regedoura, Troupe de Reis Infantil da Fundação Pe. Manuel Pereira Pinho e Irmã, Troupe de Reis Infantil do Centro Paroquial de São João de Ovar, Troupe de Reis Infantil da EB da Ponte Nova e Troupe de Reis Infantil da EB da Habitovar.
No dia 6 de Janeiro (segunda-feira), em pleno Dia de Reis, voltamos a ter um majestoso encontro de troupes de reis no Centro de Arte de Ovar. Voltamos a citar a página Ovar Cultura, a qual menciona que “as 15 Troupes de Reis adultas do concelho de Ovar juntaram-se para Cantar os Reis, dando voz a uma das vivências mais identitárias de Ovar que, com características artísticas, sociais e performativas únicas, é, desde 2020, Património Cultural e Imaterial de Portugal”. Participaram, em palco, centenas de vareiros o que comprova o enraizamento local desta tradição cultural imaterial. Neste encontro, participaram as seguintes troupes: Troupe de Reis da Cercivar, Troupe de Reis da Associação Cultural e Recreativa de Sande, Salgueiral e Cimo de Vila, Troupe de Reis da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes, Troupe de Reis do Grupo Folclórico “Os Fogueteiros de Arada”, Troupe de Reis JOC/LOC, Troupe de Reis do Orfeão de Ovar, Troupe de Reis da Associação Cultural e Recreativa da Ribeira, Troupe de Reis do Grupo Folclórico “Os Moliceiros de Ovar”, Troupe de Reis da Associação Desportiva Ovarense, Troupe de Reis da Casa do Povo de Válega, Troupe de Reis da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ovar, Troupe de Reis da Música Nova, Troupe de Reis Tradição e Juventude, Troupe de Reis da Associação Cultural e Recreativa de Valdágua e Troupe de Reis da Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda (A.F.P.A.).
Também a Escola Dr. José Macedo Fragateiro recebeu encontros das troupes de reis, nos passados dias 6 e 7 de Janeiro. Segundo o jornal digital OvarNews, actuaram, por ordem de entrada: Troupe de Reis Tradição e Juventude; Troupe de Reis da Música Nova (Banda Boa União); Troupe de Reis «Os Moliceiros», da Marinha; Troupe de Reis dos Bombeiros Voluntários de Ovar; Troupe de Reis da Associação Desportiva Ovarense; Troupe de Reis da Associação Cultural e Recreativa de Valdágua, de Válega; Troupe de Reis da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes, de Válega; Troupe de Reis da JOC/LOC; Troupe de Reis da Associação Cultural de Sande, Salgueiral e Cimo de Vila; Troupe de Reis da Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda; Trupe de Reis do Orfeão de Ovar e Troupe de Reis da Associação Cultural e Recreativa da Ribeira, que fechou a noite com uma homenagem a Manuel Ramos Costa, criador e encenador da Companhia de Teatro Água Corrente, responsável pela criação das letras de algumas edições e falecido há pouco mais de um ano.
Todos estes eventos contaram com uma forte adesão do público que assistiu aos espectáculos.
Também na noite do Dia de Reis, a rádio Voz de Esmoriz difundiu melodias desta tradição para assim assinalar esta tradição imaterial portuguesa, a qual diz muito também ao concelho de Ovar.
Créditos da Imagem: Página Ovar Cultura nas redes sociais