Inundações geram o caos na Alemanha

17 de Julho, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

Apesar do tempo seco que se faz sentir em Portugal, a verdade é que noutros países, se registaram chuvas torrenciais durante os últimos dias. Daqui resultaram inclusivamente inundações massivas que deixaram um rastro de destruição e uma quantidade considerável de mortos e desaparecidos.

O fenómeno das inundações tem sido visível no Centro da Europa. Neste momento, a situação mais preocupante tem sido visível na região da Renânia, na Alemanha. Neste país, já faleceram, pelo menos, 153 pessoas, mas há centenas desaparecidas. Além de alguns rios terem transbordado nas regiões de Colónia e Bona, houve também um grande deslizamento de terras o que derrubou vários edifícios. O cenário chegou a ser catastrófico com ruas e casas debaixo de água, carros virados e árvores arrancadas. Existem aldeias ou pequenas vilas que ficaram completamente destruídas (com várias delas, a registarem perdas de vidas e desaparecimentos), e o impacto nefasto também se fez sentir em centros urbanos. Neste momento, não se sabe quantas pessoas estão desaparecidas, mas as buscas prosseguem.

Angela Merkel, chanceler germânica em final de funções, anunciou que o governo irá apoiar a reconstrução a longo prazo das zonas devastadas. Neste momento, mil soldados foram mobilizados para ajudar nas operações de resgate e limpeza das localidades, enquanto que existem também helicópteros (à procura de sobreviventes) e mergulhadores (para recuperar os corpos das casas inundadas) a actuar nas regiões.

Intensificam-se igualmente as iniciativas de voluntariado e até campanhas de solidariedade de forma a ajudar aqueles que ficaram sem nada, após estas inundações, e que enfrentam agora uma experiência traumatizante.

As intempéries também causaram o pânico noutros países. Na Bélgica, houve 20 mortes a lamentar, além de outras 20 pessoas desaparecidas. Também o Luxemburgo, a Holanda e a Suíça têm sido afectadas pelo mau tempo.


Créditos da Imagem: Sascha Steinbach (Agência Lusa/Expresso)