IPDJ incentiva o País a mexer-se no Dia Mundial da Atividade Física

4 de Abril, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) assinala este sábado, 6 de abril, o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz.

Neste dia há um programa #BEACTIVE com vários eventos agendados em todo o país. Desde logo, uma caminhada e um passeio de bicicleta, com partida junto ao Complexo de Piscinas do Centro Desportivo Nacional do Jamor, pelas 9h30. A caminhada, num percurso total de sete quilómetros (ida e volta), será na direção do Passeio Marítimo, junto à estação da Cruz Quebrada, e regresso ao Jamor, na curva dos Pinheiros.

O passeio de bicicleta, à mesma hora, será efetuado na direção de Algés e volta para Carcavelos, num percurso total de 16 quilómetros (ida e volta), aproveitando encerramento da Marginal ao trânsito determinada pelos municípios de Lisboa, Oeiras e Cascais.

Em Viseu, Cidade Europeia do Desporto 2024, o IPDJ associa-se às iniciativas de celebração do município, com destaque para a apresentação dos Jogos Desportos Viseu 2.0.

Um dia antes, a 5 de abril (sexta-feira), o IPDJ promove a atividade física junto de todos os trabalhadores, em todo o país. Em Lisboa, pelas 11 horas, será organizada uma caminhada da sede do Instituto até ao Parque Eduardo VII. As inúmeras atividades, decorrem entre Bragança e Faro.

O Dia Mundial da Atividade Física é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), que pretende promover a prática da atividade física, sublinhar os benefícios da realização regular de exercício físico e combater o sedentarismo que se estima ser responsável por mais de três milhões de óbitos por ano em todo o mundo.

Esta celebração assume redobrada importância tendo em conta o objetivo de promover o bem-estar físico e emocional das populações através da atividade física, que esteve na base da criação do Sistema Universal de Apoio à Vida Ativa (SUAVA), um projeto desenvolvido pelo IPDJ e financiado em mais de 10 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O SUAVA irá implementar uma Plataforma Tecnológica de contacto direto com a/o cidadã/ão e desenvolver uma Campanha Nacional de promoção da atividade física e do desporto, incentivando também a prática em contexto laboral. Teve ainda como objetivo alargar o Desporto Escolar à comunidade educativa, tendo sido distribuídas, entre 2022 e 2024, mais de 13 000 bicicletas por mais de 600 escolas e centros educativos

Os embaixadores #BEACTIVE Jorge Pina, Patrícia Matos e Nélson e Sérgio Rosado (Anjos) estão disponíveis para declarações sobre a comemoração. Para o efeito e respetivo agendamento contactar:


Comunicado do IPDJ