IPO de Coimbra reconhecido em programa da Federação Internacional de Hospitais

17 de Dezembro, 2020 0 Por A Voz de Esmoriz

Mais de 100 hospitais de 28 países foram reconhecidos no programa da Federação Internacional de Hospitais “BeyondCall of Duty for COVID-19”

O IPO de Coimbra foi reconhecido no programa da Federação Internacional de Hospitais “Beyond Call of Dutyfor COVID-19” pelo seu plano de ação de resposta COVID-19, junto com mais de 100 hospitais de 28 países.

O IPO de Coimbra e o projeto “Cuidados com o estoma durante a pandemia de COVID-19: a experiência do IPO Coimbra” recebeu o reconhecimento após uma exigente avaliação de uma comissão de revisão internacional composto por 16 especialistas do setor de saúde.

A Presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, Dra. Margarida Ornelas, disse que a resposta à COVID-19 tem exigido uma capacidade constante de adaptação, em que reinvenção e confiança são palavras chave.

Este prémio é para nós o justo reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Estomaterapia. A construção de uma ostomia implica na pessoa que a possui um processo de transição que deve ser alvo de uma particular atenção, no sentido da adaptação pessoal, promoção do autocuidado e aprendizagem para uma nova vivência. O Gabinete de Estomaterapia do IPO de Coimbra é um bom exemplo da prossecução da missão do IPO na prestação de cuidados de saúde centrados no doente, promovendo o apoio educacional, psicossocial e de treino para o autocuidado e na gestão de uma nova condição de saúde.

É pois, para nós, muito gratificante que este Gabinete que foi pioneiro, a nível nacional, a prestar cuidados à pessoa com todos os tipos de ostomias, tenha tido a capacidade de se reinventar, permitindo que os nossos doentes sintam, mesmo em tempos de pandemia, um pleno acompanhamento, através de cuidados eficazes e individualizados e promovendo a sua qualidade de vida mantendo o foco na humanização.

Os hospitais reconhecidos no programa “InternationalHospital Federation Beyond Call of Duty para o COVID-19” são apresentados em uma extensa campanha a nível da imprensa internacional no dia 15 de dezembro, homenageando hospitais e prestadores de serviços de saúde em todo o mundo pela sua luta contra o COVID-19. A lista completa de hospitais reconhecidos pode ser encontrada aqui: https://www.ihf-fih.org/beyond-the-call-of-duty-for-covid-19/organizations/

O CEO da IHF, Ronald Lavater, refere que o excelente trabalho em resposta à pandemia está a transformar o futuro da saúde. “Uma das nossas motivações ao criar este programa de reconhecimento é destacar a diversidade e agilidade da indústria hospitalar em resposta à pandemia COVID-19. A pandemia forçou os hospitais a desenvolver, implementar e adotar novas formas de trabalhar e muitas dessas mudanças aceleraram a transformação positiva na prestação de cuidados”.

O Programa COVID-19 da Federação Internacional de Hospitais “Beyond Call of Duty” é patrocinado pela Cruz Vermelha Japonesa Ashikaga Hospital – Grupo Nikken e pela Federação Internacional de Fabricantes e Associações Farmacêuticas (IFPMA).

Sobre o Programa da Federação Internacional de Hospitais “Beyond Call of Duty for COVID-19”

Em resposta à atual pandemia global de coronavírus – a Federação Internacional de Hospitais (IHF) lançou o Programa de Reconhecimento de Resposta IHF COVID-19 para reconhecer as ações e respostas de hospitais e prestadores de serviços de saúde em todo o mundo que foram “além do dever”. Com a missão de apoiar a melhoria do desempenho hospitalar, este reconhecimento é fornecido a hospitais e prestadores de serviços de saúde que implementam de forma proativa respostas ou ações organizacionais inovadoras para enfrentar a pandemia COVID-19 na sua região ou país.

Os destinatários do reconhecimento receberam um certificado, “Beyond Call of Duty for COVID-19: O Programa de Reconhecimento de Resposta IHF COVID-19”, e ampla publicidade em todos os meios de comunicação da IHF.

Nota de imprensa enviada pelo Gabinete de Comunicação do Instituto Português de Oncologia de Coimbra – Francisco Gentil, E.P.E.

Créditos da Imagem de Destaque: João Pereira Belo