Irão lançou 185 drones e 146 mísseis contra Israel (99% foram interceptados)

14 de Abril, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

O Irão lançou neste passado sábado à noite 185 drones e 146 mísseis contra Israel de forma a retaliar o ataque do governo de Benjamin Netanyahu contra o consulado iraniano em Damasco (Síria), acontecimento que motivou, na altura, a morte de comandantes e operacionais da Guarda Revolucionária.

O ataque aéreo do Irão a Israel não causou qualquer vítima mortal, atendendo que 99% dos drones e mísseis foram interceptados pela Cúpula de Ferro (sistema de defesa antiaéreo de vanguarda que é manuseado pelos israelitas) e pelos caças americanos e israelitas que, inclusivamente, operaram nos céus da Síria e da Jordânia, para abater os drones “kamikazes”.

Ainda assim, uma pequeníssima quantidade de mísseis acabou por não ser interceptada, tendo provocado danos materiais em duas bases militares de Israel (uma delas localizadas no sul). Houve ainda uma menina que ficou gravemente ferida com os estilhaços provenientes de um míssil ou drone interceptado. De acordo com informações adiantadas, houve ainda 20 feridos – isto é, pessoas que tiveram a necessidade de serem hospitalizadas, embora com problemas ligeiros.

Israel admite retaliar a este ataque iraniano, contudo o Irão também promete uma resposta militar maior caso Tel Aviv decida atacar os interesses de Teerão.

O Irão aprisionou ainda um barco com bandeira portuguesa no Estreito de Ormuz, argumentando que o mesmo está ao serviço dos interesses do regime israelita. Este navio pertence a uma empresa do Reino Unido, tendo uma tripulação composta por 17 indianos, alguns paquistaneses, um russo e um estónio.

Créditos da Foto: REUTERS