“Iremos ter um dos melhores festivais de folclore da região” – Manuel Dias

5 de Agosto, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

A Festa das Colectividades de Paramos decorre entre os dias 4 e 6 de Agosto, no Complexo Desportivo da Freguesia.

O certame contou com a performance da Banda União Musical Paramense e do artista André Teixeira na noite de estreia, mas neste sábado contemplará a actuação da estrela de cartaz – o esmorizense Lean Cruz, enquanto que, no domingo, a banda Eklipse encerrará as festividades.

Na noite de abertura, Manuel Dias, Presidente da Junta de Freguesia de Paramos, declarou que começou, da melhor forma, a festa das colectividades da freguesia neste ano de 2023. Elogiou o concerto da Banda União Musical Paramense, frisando que deve ser enaltecido aquilo que é feito genuinamente, e com qualidade, na freguesia. Reitera que as festas terão um cartaz recheado e diversificado a pensar em todos os gostos, rematando que ali se podem desfrutar bons momentos de convívio e confraternização.

Em declarações à rádio Voz de Esmoriz, Manuel Dias garante que ainda serão disponibilizados insufláveis, balões e pinturas faciais (a pensar nos mais novos). Por outro lado, será realizado um jogo de veteranos no relvado situado nas imediações do local das festividades. Haverá igualmente uma missa campal no final da tarde de sábado, obedecendo a uma tradição religiosa que está enraizada na freguesia. Uma colectividade assegurará ainda um torneio de sueca no domingo de manhã, e à semelhança do ano anterior, haverá igualmente, no domingo (embora de tarde), um festival internacional de folclore com a participação de um grupo dos Açores (“Grupo Folclórico e Etnográfico de São Bartolomeu de Regatos”), outro da Macedónia do Norte (“Folk Ensemble Megdan – Bagdanci”) e um do Perú (“Compañia Artistica Señor Perú – Piura”). Manuel Dias acredita que este será mesmo um dos melhores festivais de folclore da região.

Manuel Dias relembra que já fez muita coisa pela freguesia e que o bairrismo e o amor à terra é algo que não consegue fintar, reconhecendo as virtudes das gentes de Paramos, os quais admite sentir uma honra enorme ao representá-los ao longo dos últimos anos. O autarca agradeceu, em simultâneo, às colectividades pelo seu trabalho e a presença do público, argumentando que a festa é de todos.

Américo Castro, Presidente da Assembleia de Freguesia de Paramos (e antigo Presidente da Junta de Freguesia de Paramos), relembra que esta foi a primeira festa desta natureza a realizar-se na região. Sublinha mesmo que Paramos foi a primeira freguesia do concelho e dos municípios vizinhos a arrancar com a Festa das Colectividades e que depois os outros vieram atrás, alguns anos depois. Recordou que o seu nascimento serviu para unir as pessoas da freguesia e acolher bem os emigrantes, além de dar uma oportunidade às associações para angariarem alguns fundos de forma a gerirem a actividade durante o ano.

Leonor Fonseca, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Espinho, reitera que a autarquia espinhense apoia as iniciativas das freguesias do concelho. Refere que este tipo de eventos proporcionam excelentes momentos culturais e permite que as colectividades possam apresentar, neste palco, os seus trabalhos. No seu entender, Paramos é uma freguesia muito rica ao nível do associativismo. Leonor Fonseca menciona que é fundamental preservar a cultura popular que é sempre genuína e identitária.

Na primeira noite, registou-se uma afluência considerável em torno desta festividade, mas a adesão popular deverá intensificar-se naturalmente durante o fim de semana.

A cobertura da Festa das Colectividades de Paramos tem sido assegurada pela Voz de Esmoriz através da sua equipa reportagem constituída por José Carlos Reis, Eduardo Carvalho e José Carlos Macedo.