Itália vence na abertura do Euro 2020
11 de Junho, 2021Devido ao contexto de pandemia, o Europeu de 2020 só viria a realizar-se nos meses de Junho e Julho de 2021. Além dessa especificidade, há ainda a salientar o facto inédito de a prova se desenrolar em 11 cidades de países diferentes.
A cerimónia de abertura decorreu nesta sexta-feira no Estádio Olímpico de Roma, sendo de destacar o momento arrepiante em que o tenor Andrea Bocelli interpretou presencialmente o tema “Nessun dorma” que foi um dos clássicos de Luciano Pavarotti, embora sem esquecer as origens desta melodia ou acto musical derradeiro que se devem a Giacomo Puccini.
Houve também lugar a concertos virtuais, nomeadamente a apresentação da música oficial da competição “We Are the People”, de Bono e The Edge, dos U2, com a presença ainda do DJ holandês Martin Garrix. Neste caso, recorreu-se a tecnologia de ponta para aproximar os adeptos da estreia da competição.
Haveria também fogo de artifício, acrobacias aéreas, cavalos e uma imponente orquestra.
Dentro de campo, e a jogar praticamente em casa (destaque para os cerca de 16 mil adeptos nas bancadas; a lotação assumiu assim as suas próprias limitações devido ao contexto actual), a Itália defrontaria a Turquia no primeiro jogo da prova. O jogo foi bem disputado, mas o ascendente pertenceu claramente à Squadra Azurra orientada pelo treinador Roberto Mancini. A selecção italiana criou várias oportunidades, contudo os golos só aconteceram na segunda parte. Aos 53 minutos, e após uma boa iniciativa individual, Berardi ganhou a linha de fundo e tentou servir o avançado Ciro Immobile, contudo Demiral, defesa turco, acabou por fazer auto-golo, fazendo com que a Itália se adiantasse no marcador. Aos 66 minutos, o lateral esquerdo da Roma Spinazzolla desferiu um remate forte para defesa incompleta do guardião turco, e na recarga, Ciro Immobile fez o segundo para a Itália. O resultado ficaria selado com Berardi a interpretar um mau passe da selecção turca, e na sequência de uma triangulação que juntou Barella e Immobile, surgiria o 3-0 então finalizado por Lorenzo Insigne aos 79 minutos. E seria esse o resultado final.
A Itália revelou argumentos de que pode ir longe nesta prova, após ter falhado a presença no Mundial de 2018. Por seu turno, a Turquia chegou a ser perigosa nos contra-ataques mas terá que alcançar resultados positivos nos próximos jogos de forma a tentar seguir em frente.
Por seu turno, Portugal só entra em campo no próximo dia 15 de Junho (terça-feira), quando defrontar a Hungria, em partida do Grupo F, onde estão igualmente inseridas a França e a Alemanha.
Créditos da Imagem: https://www.365newslive.com/tag/italy-euro-2020/