Já é conhecido o novo plano de desconfinamento
12 de Março, 2021António Costa, primeiro-ministro de Portugal, divulgou ontem o novo programa de desconfinamento para o país. O chefe de Governo determinou que a partir da próxima segunda-feira, dia 15 de Março, podem já reabrir creches, estabelecimentos do pré-escolar e 1.º ciclo (e ATL’s para as mesmas idades), volta a ser permitido o comércio ao postigo. Também abrem a partir dessa data os cabeleireiros, manicures, livrarias, bibliotecas e arquivos. Passam a ser igualmente permitidos o comércio automóvel, a realização de missas bem como a mediação imobiliária.
No entanto, até à Páscoa deverá manter-se o dever geral de confinamento para os restantes cidadãos.
Contudo, a partir de 5 de Abril, o desconfinamento alcançará uma nova meta com a reabertura das escolas do 2.º e 3.º ciclo (e ATL’s para as mesmas idades), lojas até 200 metros quadrados com porta para a rua, museus, monumentos, galerias de arte, palácios e similares, feiras e mercados não-alimentares (embora estes dois últimos sempre dependentes de uma decisão municipal), esplanadas, modalidades desportivas de baixo risco e volta a ser viabilizada a actividade física ao ar livre até quatro pessoas.
De acordo com o Jornal Público, segue-se uma nova fase de desconfinamento a 19 de Abril, estando agora previsto a reactivação de lojas, centros comerciais, ensino secundário e ensino posterior, restaurantes, cafés, pastelarias (estes três últimos ainda com restricções de horários), cinemas, teatros, auditórios, salas de espectáculos, lojas de cidadão, modalidades desportivas de médio risco, eventos exteriores com diminuição de lotação, casamentos e baptizados com 25% da lotação, etc.
Finalmente, e se o desconfinamento não comprometer o controlo das infecções por COVID-19, a 3 de Maio, terá lugar a derradeira etapa do processo com a indicação de que os restaurantes, cafés e pastelarias voltam a funcionar sem limites de horário (num máximo de seis pessoas ou dez em esplanadas), reabertura integral dos ginásios, dos grandes eventos exteriores, serão retomadas todas as modalidades desportivas, e os casamentos/baptizados podem já contar com a ocupação de 50% da lotação.
António Costa admite recuar nas decisões caso a conjuntura não evolua favoravelmente, embora admita o cenário de que o processo terá condições para decorrer normalmente de forma gradual.
Fonte: Jornal Público
Créditos da Imagem: Agência Lusa