Joe Biden com o orçamento de maior despesa desde a Segunda Guerra Mundial

29 de Maio, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

De acordo com o Diário de Notícias, o Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, prepara-se para apresentar um orçamento de seis biliões de dólares (cinco biliões de euros) para 2022, o que aumenta os índices de despesa para os níveis mais altos desde a Segunda Guerra Mundial. O impacto da conjuntura actual vai motivar uma reacção enérgica de Washington que pretende a revitalização económica do país. Além disso, este pacote ambicioso de medidas pretende reverter projeções que indicam a possibilidade de a China se tornar líder da economia mundial dentro de alguns anos.

O Governo norte-americano pretende fazer uma grande aposta em investimentos canalizados para infraestruturas (aeroportos, portos, rodovias…) e nos planos de educação e saúde. Nesta proposta de orçamento, incluem-se ainda o Plano de Empregos para os EUA (“American Jobs Plan”) e o Plano para as Famílias Americanas (“American Families Plan”). Também os sectores da investigação científica e da defesa serão reforçados.

Apesar do grande esforço financeiro (que deverá resultar no aumento do défice federal em 2022), a Casa Branca, agora gerida pelos democratas, espera que o retorno possa ser possível através do aumento dos impostos sobre as grandes empresas e os rendimentos mais altos, de forma a garantir o equilíbrio económico do país.

No entanto, este orçamento terá de ser ainda aprovado no Congresso, embora não se antevejam facilidades do lado republicano (agora principal partido da oposição) que têm exigido alterações profundas ao documento.

Créditos da Imagem: Tom Brenner/Reuters