Joe Biden vence na Pensilvânia e torna-se no 46º Presidente dos EUA

7 de Novembro, 2020 0 Por A Voz de Esmoriz

O candidato do Partido Democrata e antigo Vice-Presidente do executivo liderado por Barack Obama, Joe Biden, conseguiu vencer na Pensilvânia, arrecadando mais 20 votos para o Colégio Eleitoral, e ultrapassando assim os 270 votos necessários para a eleição presidencial.

Joe Biden é um centrista, um moderado que tem demonstrado algumas ligações sensíveis às dificuldades das classes operária e trabalhadora. Ao nível das relações internacionais, espera-se doravante uma maior aproximação diplomática à União Europeia e uma postura mais harmoniosa no seio da NATO.

No panorama interno, Biden pretende revitalizar a classe média americana, fomentar a equidade racial na economia e impulsionar a manufactura e a inovação do país. Relativamente ao ambiente, pugnará por uma economia de energia limpa e pela aposta nas energias renováveis em nome da sustentabilidade. Biden promete regressar ao Acordo de Paris que rege as medidas de redução de emissão de gases estufa no panorama mundial.

Biden pretende ainda reverter as políticas radicais contra a imigração que tinham sido tomadas pelo anterior executivo. O futuro homem forte da Casa Branca defende ainda uma reforma da justiça, de forma a haver menos cidadãos detidos e a eliminar disparidades raciais que possam subsistir.

Joe Biden levou a melhor sobre Donald Trump, o ainda Presidente dos EUA e figura máxima do Partido Republicano. No entanto, este último continua a queixar-se de fraude eleitoral e promete insistir nos tribunais, embora seja bastante improvável que venha a ser bem sucedido nos seus protestos.


Créditos da Imagem de Destaque: Angela Weiss/AFP/NBC News