Jogo de tabuleiro gigante nas praias ensina a reciclar

5 de Julho, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

O roadshow “Recicla Mania” arranca hoje e vai passar por cerca de 20 praias nas Regiões de Lisboa, Algarve, Centro e Norte, e interior do país

A partir de hoje e até 28 de julho, duas dezenas de praias ao longo da costa e praias fluviais, aproximadamente, vão receber a nova edição do “Recicla Mania”. O jogo gigante dedicado à Reciclagem, promovido pela Sociedade Ponto Verde (SPV), está de regresso para dar conhecimento e, sem esquecer a brincadeira, para divertir milhares de crianças que, integradas em colónias de férias ou em família, passam a sua manhã na praia. (ver lista no final)

O “Recicla Mania”, que na sua primeira edição contou com a participação de 2 mil jovens, aproximadamente, vai voltar a proporcionar momentos de convívio e de partilha inesquecíveis, com os mais pequenos a poderem testar o que sabem sobre reciclagem. “Para onde vai o plástico das barrinhas de cereais?”, “Qual a ordem dos 3 R’s?” ou “Sabes o que acontece às embalagens quando são colocadas no ecoponto?” são algumas das questões que vão ser colocadas a quem aceitar este desafio da SPV.

Ao contrário dos jogos tradicionais, o “Recicla Mania” tem a especificidade de tornar as crianças e jovens nos verdadeiros peões do jogo, movendo-se até chegarem à meta. Após lançarem o dado, vão avançando pelas diferentes casas, que têm as cores dos ecopontos (verde, azul e amarelo), onde, em algumas, lhes serão colocadas as perguntas e esclarecidas dúvidas.

Para o coordenador de Marketing & Comunicação da Sociedade Ponto Verde “os jovens são os influenciadores do futuro e o Recicla Mania é, atualmente, uma das nossas principais ações de aproximação às faixas etárias mais novas.”

“Sabemos que a sensibilização continua a ser muito importante para que se reciclem mais e melhor as embalagens do nosso dia-a-dia e, por isso, queremos aproveitar o período do verão para estarmos junto das crianças e jovens que vão usufruir da praia nesta altura do ano, reforçando que devemos reciclar onde quer que estejamos. Através deste jogo, ensinamos sobre reciclagem de embalagens de uma forma divertida e incentivamos ao uso correto dos ecopontos, equipamentos que também já se encontram nestes locais,” conclui Ricardo Sacoto Lagoa.

O “Recicla Mania” realça a missão e o papel ativo da Sociedade Ponto Verde na promoção da Literacia Ambiental, com enfoque na sensibilização dos mais jovens para a importância de separar as embalagens em qualquer momento e em qualquer lugar, neste caso na praia, um dos ecossistemas naturais que deve ser preservado. Através destas aprendizagens, pretende-se que todos, coletivamente, adotem as melhores práticas e possam dar o seu contributo para as metas da Reciclagem de embalagens.

Mais informações em: www.pontoverde.pthttps://www.instagram.com/pontoverde.pt/ e https://www.facebook.com/SociedadePontoVerde

Informação útil

Roadshow “Recicla Mania da Sociedade Ponto Verde

De 3 a 28 de julho

Horários: 9h00-12h00

Lista de praias (em atualização):

  • Dia 3 de julho, praia de Carcavelos (Cascais)
  • Dia 4 de julho, praia do Guincho (Cascais)
  • Dia 5, praia da Torre (Oeiras)
  • Dia 6, praia de Santo Amaro (Oeiras)
  • Dia 7, praia da Saúde (Costa da Caparica, Almada)
  • Dia 10, praia da Mata (Costa da Caparica, Almada)
  • Dia 11, praia da Rainha (Costa da Caparica, Almada)
  • Dia 12, praia Cabana do Pescador (Costa da Caparica, Almada)
  • Dia 18praia dos Pescadores (Albufeira)
  • Dia 21, praia Fluvial Azenhas D’El Rey (Évora)
  • Dia 27, Complexo de Piscinas Ponte da Barca (Viana do Castelo)


Sobre a Sociedade Ponto Verde

A Sociedade Ponto Verde (SPV) tem como missão contribuir para a promoção da Economia Circular através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) assente num forte compromisso com a Inovação e I&D, a Literacia Ambiental e a Cidadania Ativa. Instituição privada sem fins lucrativos, tem a responsabilidade pelo encaminhamento para reciclagem e valorização dos resíduos de embalagens que resultam do grande consumo, apoiando a conceção de embalagens cada vez mais circulares e propondo novas formas de melhorar os seus processos de recolha, separação e tratamento. A SPV é líder de mercado e serve atualmente 8200 clientes entre micro, pequenas, médias e grandes empresas.