José Henrique Silva (Chega) propõe medidas para a Habitação Social e Municipal
13 de Agosto, 2021O candidato do Chega à Câmara Municipal de Ovar, José Henrique Silva, admite que há carências ao nível das habitações social e municipal. No seu entender, é imperativo dar resposta às famílias que vivem em situação de carência económica, social e habitacional, e daí sugere a criação de novas medidas de apoio:
- Fiscalização e cobrança das dívidas da habitação municipal.
- Combate ao abuso de incumprimento na utilização da habitação municipal.
- Perda de benefícios municipais efetivos.
- Conseguir financiamento Estatal para criação de habitação municipal.
- Arranjar soluções para prédios devolutos, principalmente os mais centralizados pois alguns estão bastante degradados e em vias de ruir.
- Criar novas possibilidades de habitação social com rendas acessíveis.
Ainda no sector da habitação, mas num âmbito geral, José Henrique Silva pugna por uma estratégia de fixação de residentes e de aumento da oferta disponível, incentivando o investimento privado. Para esse efeito, defende que devem ser criadas equipas focadas no suporte burocrático e licenciamento e no acompanhamento de cada processo. Acredita que a linha férrea pode ser uma vantagem em termos de potencialidade para cativar novos moradores no concelho, e vê com bons olhos a descentralização das ofertas de habitação pelas freguesias do concelho, o que poderá gerar vantagens competitivas até porque ali existem mais terrenos disponíveis, de acordo com a sua interpretação.