José Vasconcelos, o homem e a obra
29 de Abril, 2022José Pereira Vasconcelos nasceu em 1958 e era sócio do Sporting Clube de Esmoriz há 46 anos. Em declarações recentes no âmbito de uma rubrica histórica do clube, sempre demonstrou um carinho e um amor especial por aquela instituição desportiva.
Foi Presidente do SC Esmoriz nos mandatos de 1989-1991, 1996-1998 e ainda mais tarde, entre 2012-2014.
Foi responsável pelo arrelvamento do estádio, na altura contando com a ajuda crucial do Regimento de Engenharia de Espinho. Aquando da sua estreia para fins desportivos, o relvado foi considerado um dos melhores a nível nacional, o que na altura foi o culminar de um sonho. José Vasconcelos projectou ainda a criação de um campo de treinos para evitar a excessiva utilização do estádio. Por outro lado, o aprimoramento das próprias infraestruturas do Estádio da Barrinha muito se deveu à sua audácia e determinação em fazer crescer o clube.
Recordou ainda a alegria das subidas registadas pela instituição, e sempre manifestou como prioritária a aposta em jovens atletas da formação e na prata da casa. Agostinho Fardilha foi Presidente da Assembleia Geral do SC Esmoriz entre 1996 e 1998, e nesses anos, viu a direcção então liderada por José Vasconcelos a conseguir com que o clube fosse campeão de Série na III Divisão (1996-1997), alcançando a promoção à antiga II Divisão B, uma prova já considerada como nacional. Na altura, conta-nos que houve muita festa na cidade em torno daquele feito. O orgulho chegou a todos os cantos da cidade e até da região.
Por outro lado, José Vasconcelos relembrou igualmente um dos momentos mais difíceis da história do clube, nomeadamente a fatídica descida da II divisão B para a II Divisão Distrital em 2011 devido a um défice tremendo, mas José Pereira Vasconcelos relembrou que esta foi uma decisão da direcção e dos sócios, a qual permitiu ao clube sobreviver e readaptar-se aos desafios futuros.
Em termos de jogadores que apreciou enquanto dirigente, frisa que Delgado e Betinho foram atletas acima da média, embora também os irmãos Godinho foram, no seu entender, bons jogadores. A nível de treinadores, ressalta que Silva Morais e Chico Baptista foram os que evidenciaram mais mística e trouxeram mais sucessos ao clube da Barrinha.
José Vasconcelos chegou a ser apontado, de acordo com alguns rumores (não confirmados), como potencial candidato à actual sucessão, contudo inesperadamente a vida pregou-lhe uma rasteira muito injusta, e partiu com 64 anos de idade. Ficou na história como um dirigente associativo que arregaçava as mangas para fazer o clube evoluir para patamares cimeiros, dotando o clube de todos os equipamentos possíveis para que os resultados surgissem dentro das quatro linhas.
A família do Sporting Clube de Esmoriz, sócios e adeptos, está hoje de luto.
Créditos da Imagem: Página do SC Esmoriz nas redes sociais (entrevista feita pelo clube a 27 de Janeiro)