Jovem esmorizense vence concurso de inovação nas áreas do Turismo e Restauração
18 de Setembro, 2021O Tomorrow Tourism Leaders Super Edition (TTL Super Edition) é uma Competição Nacional de Turismo que visa a criação de soluções sustentáveis e criativas que inovem as áreas da Restauração e Hotelaria. Apenas um dos diversos projectos levados a este certame é premiado, e muito recentemente, decorreu a segunda edição. Centenas de ideias foram apresentadas, contudo só meia-dúzia delas chegariam à etapa derradeira.
Efectivamente, a segunda edição do concurso Tomorrow Tourism Leaders Super Edition, organizado pela Associação Fórum Turismo em parceria com o Super Bock Group e o Turismo de Portugal, contou com 6 projectos finalistas, a saber: Kitti, Circular e Saborear, Atlantic Compost, VivaVidro, Projecto R8 e X-Wonder. A cerimónia final teve lugar no edifício para eventos – “Suspenso Lisboa”.
O júri nomeou o Atlantic Compost como a iniciativa vencedora. Mariline Pais, esmorizense de 24 anos, e Pedro Santos, vimaranense de 21 anos, foram os mentores do projecto que fez congregar a inovação, a sustentabilidade e uma nova visão para o futuro. O Atlantic Compost é um programa de combate ao desperdício alimentar e de valorização do adubo orgânico para resíduos orgânicos que costumam ser descartados por restaurantes e cafés. Através do contacto com as autarquias, associações e entidades regionais, e da criação de um guia informativo, será assim possível sensibilizar empresários e consumidores para um melhor aproveitamento dos bens orgânicos até então descartáveis. Poderá ser mesmo colocado um contentor ou um método de recolha de tais resíduos para serem tratados e valorizados.
A dupla vencedora pretende canalizar a verba do prémio recebido para colocar em prática as suas ideias.
De acordo com o “TNews”, apesar de ainda não saberem quais as necessidades que terão a nível de recursos humanos, o mais importante para os futuros empreendedores, independentemente do tamanho da sua equipa, é que o projeto tenha “uma personalidade muito própria, com um espírito dinâmico, de colaboração e seja sustentável.”
Recorde-se que Mariline Pais é uma jovem esmorizense, licenciada em Direito, tendo já colaborado como locutora, por diversas ocasiões, na Rádio Voz de Esmoriz que, em muito, agradece o seu empenho.
Créditos da Imagem: TNews – Jornal Digital de Informação para os Profissionais do Turismo