JS Ovar apresenta Manifesto Autárquico Jovem

20 de Julho, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

A Concelhia de Ovar da Juventude Socialista lançou um Manifesto Autárquico Jovem, tornando-se, em Ovar, a primeira vez que uma juventude partidária ousa fazê-lo.

Este documento compila as principais ideias que os jovens socialistas defendem para o concelho, tendo sido apresentado ao Partido Socialista de Ovar, liderada pelo socialista Luis Vieira Pinto, e ao candidato à presidência da Câmara de Ovar, Alcides Alves, com vista a “contribuir ativamente para o programa eleitoral que o PS apresentará aos munícipes de Ovar”.

Com uma ampla participação de cerca de cinquenta jovens, divididos em cinco áreas temáticas (“Juventude e Associativismo”, “Educação, Cultura e Desporto”, “Mobilidade e Ambiente”, “Emancipação: Habitação e Emprego” e “Igualdade e Direitos”), a redação do documento foi coordenado por Sérgio Moreira, membro do secretariado da JS Ovar.

Observando a possibilidade de aproveitar os recursos disponíveis no PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e no ReactEU (Recovery Assistance for Cohesion and the Territories of Europe), o Manifesto responde às dificuldades que surgiram do levantamento realizado através do trabalho de proximidade estabelecido em todas as freguesias do Município.

Para que tal fosse possível, ao longo dos quatro últimos anos, realizaram-se todos os meses duas iniciativas: o “Roteiro das Freguesias”, para auscultar a população, identificar problemáticas no terreno e reunir com as instituições, associações e coletividades presentes no Concelho de Ovar; e as “Tertúlias”, eventos de discussão sobre várias áreas temáticas com transmissão em direto nas redes sociais (onde ainda é possível assistir), que, consistindo em três momentos distintos, começava com uma sessão dedicada a questões sobre o tema em referência, a segunda parte para reflir sobre o futuro e os desafios da temática em discussão, e, por fim, a última parte, destinada a perguntas do público.

Apesar da diversidade das áreas estratégicas do Manifesto Autárquico Jovem, é a área da Habitação que mereceu maior destaque. Os jovens socialistas, voltam a reivindicar a implementação do Programa Arrendamento Acessível, a mobilização do património do Estado para o arrendamento jovem e da classe média e o IMI jovem (isenção de IMI para jovens nos três primeiros anos e isenção de IMT na primeira habitação).

“A JS é a única juventude partidária que goza estatutariamente de autonomia face ao seu Partido. Uma autonomia que custou anos de luta a conquistar e que nós, no nosso Concelho, temos a coragem de afirma-la apresentado e reivindicando as nossas ideias. Só assim, coletivamente, ouvindo todas as gerações, podemos construir um projeto para o nosso Município onde todos contam!” – afirmou o Presidente da JS Ovar, Marim Guimarães da Costa.

O Manifesto Autárquico Jovem pode ser consultado através do seguinte link:
https://issuu.com/jsovar/docs/manifesto_aut_rquico1

Comunicado da Juventude Socialista de Ovar