Juventude Socialista de Ovar abordou o estado das Humanidades
19 de Janeiro, 2021A Juventude Socialista de Ovar organizou, no passado dia 9 de Janeiro, uma iniciativa por videoconferência centrada sob o tema “Humanidades – O Patinho Feio”. A sessão foi inicialmente apresentada por Martim Guimarães Costa e contou com a moderação de Edgar Reis.
O convidado especial que aprofundou a temática foi Carlos Alves, Doutorando em Ciência Política, Mestre em Filosofia e autor do artigo do Jornal Público – “A mercantilização da Educação: o dinheiro não fala às Humanidades”.
Carlos Alves começou por relembrar que as Humanidades estão intimamente relacionadas com o berço da civilização, relembrando os contributos históricos de Platão, Aristóteles, Sócrates e de muitos outros filósofos e pensadores.
O palestrante teme que muitos encarregados de educação estejam a aconselhar os seus filhos para que não sigam a área das Humanidades, alegando aqueles que esta vertente não possa ser compatível com o sucesso financeiro e com os altos índices de empregabilidade. Carlos denuncia o que considera ser a “ditadura dos algoritmos” que parecem desvalorizar a área das letras.
Carlos Alves defende uma visão holística, isto é, todas as áreas são determinantes e nenhuma delas deve ser excluída. Por seu turno, as Humanidades incluem as línguas, a filosofia, a história, a geografia, a comunicação social, a literatura e o pensamento, pilares encarados como determinantes para a construção e evolução da sociedade.
Muitos dos procedimentos de investigação científica baseiam-se no pensamento crítico e no método de comparação histórica, os quais são aflorados nas Humanidades.
Carlos Alves receia que se possam perder futuros talentos, tanto nas Humanidades como nas Artes, apelando que está, na altura, de acabar com alguns preconceitos (por exemplo: as ideias de que as Humanidades não trazem produtividade ou riqueza ao país).
Alguns dos espectadores puderam igualmente formular algumas questões em directo ao orador. A transmissão mereceu perto de mil visualizações.
Créditos da Imagem de Destaque: Site do Agrupamento de Escolas D. Dinis – Lisboa