Juventude Socialista de Ovar abordou tema da Desigualdade de Género
10 de Novembro, 2020No passado dia 30 de Outubro, a Juventude Socialista de Ovar organizou uma videoconferência intitulada “A Desigualdade de Género: o Vírus”. Através desta iniciativa, pretendeu-se diagnosticar as principais causas da desigualdade de género, discutir soluções para este problema, com principal ênfase no actual contexto de pandemia e a forma como se agravaram as desigualdades laborais e as relações no espaço doméstico.
As injustiças ramificadas no mundo do ensino (onde há muitos jovens que não têm condições financeiras para seguirem com os seus estudos até um nível mais avançado), as assimetrias geo-económicas nacionais e regionais e os desafios do futuro foram igualmente outros assuntos abordados.
Durante a pandemia, muitos cidadãos (de entre os quais, foi citado o exemplo dos incansáveis profissionais de saúde) tiveram os seus horários de trabalho desregulados e não sabiam a quem deixar os seus filhos. As mulheres foram as que ficaram mais vezes em casa com os filhos, quando as escolas tiveram de fechar, e seriam elas que, desde então, mais aderiram ao regime de teletrabalho. Elas também viveram situações de “burn-out” (stress extremo) que poderão ter consequências psicológicas daqui a uns anos.
Foi defendido pelas interlocutoras uma majoração dos apoios sociais reservados às famílias monoparentais, as quais são maioritariamente compostas por uma mulher que tem de olhar pelos filhos.
Relativamente ao ensino, esperam-se mudanças para o futuro visto que, apesar das consequências terríveis da pandemia, surgiu uma oportunidade para o usufruto das novas tecnologias que marcarão a diferença daqui para a frente. Terá que agora existir uma modernização das escolas para que os alunos tenham mais acessibilidade ao conhecimento. A adaptação do ensino à distância tem sido uma aposta ganha porque tudo se baseia na partilha instantânea de dados.
A iniciativa reuniu a participação de a participação da Dra. Elza Pais, Deputada à Assembleia da República e anterior Secretária de Estado da Igualdade; a Dra. Carla Eliana Tavares, Presidente para a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) e Deputada durante a XIII Legislatura e a Engª Rosa Venâncio, docente do Ensino Superior e Presidente do Departamento das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos da Federação Distrital de Aveiro.
A transmissão online decorreu no sítio da Juventude Socialista de Ovar nas redes sociais.