La Grande Finale – União de Lamas e Alvarenga apontam ao sonho da subida

20 de Junho, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

União de Lamas e Alvarenga confirmaram os seus atributos e, após uma época em cheio, vão disputar uma final épica em estádio ainda por definir (o Estádio Municipal de Aveiro pode ser equacionado pelas excelentes condições que proporciona, mas nada ainda foi decidido). Ambas as equipas haviam demonstrado futebol de qualidade, maturidade e uma regularidade exibicional bastante interessante, prevendo-se uma final equilibrada que tem tudo para dignificar a época organizada pela Associação de Futebol de Aveiro.

As meias-finais decorreriam em terrenos neutros. No Estádio Comendador Henrique Amorim, em Santa Maria de Lamas, decorreria a partida entre o Alvarenga e o Estarreja, enquanto que, no Estádio Carlos Osório, em Oliveira de Azeméis, teríamos o União de Lamas a enfrentar o Canedo

O Alvarenga SAD venceu o CD Estarreja por 2-1. A turma oriunda do concelho de Arouca até não entrou bem visto que foi surpreendida por um contra-ataque em que João Pinho serviu Eduard Espinoza que concretizou de cabeça, fazendo o 0-1 favorável à formação estarrejense, aos 34 minutos. Mas o Alvarenga não desistiu, e na segunda parte, aconteceu mesmo a cambalhota no marcador em poucos minutos. Tika aos 74 minutos surge ao segundo poste para dar melhor conclusão ao remate de Milton Neri, e nem o Estarreja havia digerido o empate, quando Mário, o artilheiro de serviço do Alvarenga, fez um remate formidável de longa distância que ainda embateu no poste antes de entrar na baliza. O Alvarenga colocava-se em vantagem, mas no último minuto da partida, o CD Estarreja ainda tentou empatar, mas o remate de Armando Olim iria à trave da baliza do Alvarenga.

No outro jogo, o União de Lamas confirmou o aparente favoritismo teórico, apesar de enfrentar um Canedo FC que, motivado e imprevisível, foi uma das sensações da prova. A equipa do União de Lamas venceu por 2-0. Logo aos 12 minutos, e na sequência de um canto apontado por Belinha, Alex Brandão rematou colocado à entrada da área, abrindo o marcador. Pouco tempo depois, o guardião do Canedo FC seria expulso por ter jogado a bola com a mão fora de área, lance que comprometeu fortemente as aspirações do Canedo. Aos 45 minutos, o União de Lamas daria um passo decisivo com Chapinha a fugir a dois adversários e a servir João Dias que dilatou o marcador. No segundo tempo, o União de Lamas geriu a sua vantagem, tanto no marcador como numérica.

Relembramos que, nesta prova, o Sporting Clube de Esmoriz e a AD Ovarense realizaram uma participação positiva, tendo chegado aos quartos-de-final. E acreditamos que ambos os clubes poderão regressar ainda mais fortes na próxima temporada.

Na Primeira Divisão Distrital de Aveiro (escalão inferior ao Campeonato Sabseg), é ainda de enaltecer o feito do CCR Válega que alcançou a final após ter ultrapassado o UD Bustos (0-0 no tempo regulamentar, 5-4 nas grandes penalidades). O Florgrade, sediado em Rio Meão mas que joga no Parque Desportivo do Buçaquinho (Cortegaça), também está meritoriamente na final, depois de eliminar o AD Lobão (1-1 no tempo regulamentar; 5-4 nas grandes penalidades).

A Voz de Esmoriz (rádio, site e jornal) tem vindo a seguir com especial atenção as provas distritais do futebol de Aveiro, tendo inclusivamente entrevistado recentemente o presidente da Associação de Futebol de Aveiro, Arménio Pinho.

Créditos da Imagem: Diário de Aveiro (Arquivo)