Legado de Amália Rodrigues reavivado em palco

6 de Novembro, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

Nesta passada sexta-feira à noite, assistiu-se a mais um espectáculo de qualidade inserido no XXII Festival de Teatro de Esmoriz, organizado pelo Grupo de Teatro Renascer. Refira-se que o certame cultural tem atraído boas audiências, embora nesta edição assuma um formato de programação mais curto, atendendo à conjuntura pandémica actual.

Ontem, a Associação “Sonhos em Cena” levou a palco a iniciativa “Amália, Fado e Saudade”, recordando as músicas mais conceituadas da fadista Amália Rodrigues (1920-1999), numa altura em que ainda se procura celebrar o centenário do nascimento desta genialidade, apesar dos condicionalismos do contexto actual.

Maria Mendes e Jorge Baptista da Silva interpretaram em palco as canções célebres de Amália, nomeadamente “Ai Mouraria”, “Coimbra”, “Tiro Liro Liro”, “Havemos de ir a Viana”, “Que Deus me Perdoe”, etc. Também algumas canções internacionais (em espanhol e italiano) da “diva do fado” foram apresentadas em palco.

Acompanhados pelo trio musical Fernando Silva (guitarra), Jaime Martins (viola) e Paulo Matos (acordeão), Maria Mendes e Jorge Baptista da Silva conseguiram cativar a plateia que acompanhou cantando e batendo palmas, criando-se assim uma corrente positiva no auditório do Grupo de Teatro Renascer. Aliás, prestou-se uma verdadeira homenagem ao fado português como arte singela da música mundial.

No final do evento, João Gomes, Presidente do Grupo de Teatro Renascer, agradeceu a presença do público e a qualidade do espectáculo, recordando uma célebre actuação de Amália Rodrigues no velho Esmoriztur, onde uma imensa plateia acompanhou entusiasticamente a fadista a cantar os mais diversos temas.

O XXII Festival de Teatro de Esmoriz encerra neste fim-de-semana com os espectáculos “Yerma” do Teatro Amador Mondinense (sábado, 21:30) e “Barbarildo: Macacos me Penteiem” da Companhia Pernas Para o Ar (domingo, 15:30).


Jorge Baptista da Silva e Maria Mendes cantaram e encantaram, recordando Amália Rodrigues.

A Associação “Sonhos em Cena” tem trazido espectáculos de qualidade aos quatro cantos do país.


Troca de lembranças com a presença de João Gomes (Presidente do Grupo de Teatro Renascer) em palco.