Liga MEO Surf: Afonso Antunes e Teresa Bonvalot vencem o “Joaquim Chaves Saúde Porto Pro”

25 de Abril, 2022 0 Por A Voz de Esmoriz
  • Afonso vence quarta etapa da carreira e “segura” recorde do pai;
  • Vasco Ribeiro foi derrotado na final, mas manteve liderança do ranking;
  • Triunfo de Bonvalot garantiu subida a número um feminina;
  • Sétima vitória de Teresa no Porto e terceira de forma consecutiva;
  • Carolina Mendes foi a finalista vencida na prova feminina;

Leça da Palmeira (25/04/2022) – Afonso Antunes e Teresa Bonvalot conquistaram, esta segunda-feira, o triunfo no Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, a segunda de cinco etapas da Liga MEO Surf 2022, a primeira divisão do surf nacional. Se no caso de Afonso a vitória ajudou o surfista de apenas 18 anos subir no ranking da luta pelo título nacional, no lado feminino o triunfo permitiu a Teresa Bonvalot superar a campeã nacional Kika Veselko no ranking, vestindo, assim, a licra amarela Go Chill.

A ação no dia final do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro recomeçou pouco depois das 8 horas, em dia de feriado de 25 de Abril, com os quartos-de-final masculinos. No primeiro heat do dia, Eduardo Fernandes venceu uma disputa muito apertada frente a Guilherme Fonseca, dando o mote para o que seria o resto da jornada. De seguida, Vasco Ribeiro prosseguiu com a sua caminhada vitoriosa, batendo Tomás Fernandes. O equilíbrio foi novamente nota de destaque no triunfo de Guilherme Ribeiro frente a Halley Batista, enquanto na última bateria da ronda Afonso Antunes foi mais forte que Luís Perloiro.

Depois disso, entraram na água as meias-finais femininas, onde no primeiro heat Carolina Mendes conseguiu uma nota de 8,25 pontos para levar a melhor frente à campeã nacional Kika Veselko. Um resultado que deixou a liderança do ranking em cheque. Na bateria seguinte, Teresa Bonvalot aproveitou a oportunidade, após um duelo em que sentiu muitas dificuldades perante Carolina Santos, que chegou a liderar o heat a poucos minutos do final. No entanto, Teresa conseguiu virar a bateria e ficar com a porta aberta para a liderança do ranking feminino.

Nas meias-finais masculinas o equilíbrio voltou a ser nota de destaque e a primeira vaga para a final acabou por sorrir a Vasco Ribeiro por apenas 0,10 pontos, depois de Eduardo Fernandes ter dado excelente réplica. No segundo heat, Afonso Antunes derrotou o colega de geração Guilherme Ribeiro, numa altura em que o mar começava a desacelerar, obrigando a uma pausa na competição.

A ação só regressou ao início da tarde, com a final feminina a ser marcada por um duelo equilibrado em que Carolina Mendes saiu na frente. Contudo, na segunda metade da bateria, Teresa respondeu e garantiu a reviravolta, carimbando o triunfo com 14,45 pontos, contra apenas 11 de Carol. Uma vitória determinante para colocar Teresa Bonvalot no topo do ranking nacional.

Teresa confirmou, assim, a terceira vitória consecutiva nesta etapa, sendo a sétima vez que vence nas ondas do Norte. No total é a 22.ª vitória em etapas para a surfista de apenas 22 anos, que se estreou a vencer, precisamente, no Porto. Um excelente tónico para a partida rumo à Austrália, onde a partir de Maio começa a luta pela qualificação para o circuito mundial da World Surf League, onde vai ter a companhia das compatriotas Kika Veselko, Mafalda Lopes e Yolanda Hopkins.

“Esta é uma etapa pela qual tenho muito carinho”, começou por dizer Teresa Bonvalot. “Venho cá há muitos anos e adoro as pessoas no Porto. São sempre três dias muito bem passados e voltar aqui é sempre incrível. Sair daqui com a vitória, após três dias de condições exigentes, acaba por ser um ótimo treino para o que aí vem. Estou confiante para o circuito Challenger Series, que está prestes a começar. O meu objetivo passa sempre por evoluir e fazer crescer a atleta que sou. Vou dar o meu melhor para ficar cada vez mais perto de alcançar os meus objetivos, que é chegar ao circuito mundial e um dia ser campeã mundial”, frisou.

No lado masculino, Vasco Ribeiro chegou à final como favorito, mas Afonso Antunes estragou-lhe os planos, graças a um arranque muito forte. O surfista júnior conseguiu completar um aéreo que lhe valeu 7,50 pontos e de seguida juntou uma nota de 7,75, confirmando logo aí o score de 15,25 com que terminou o heat. Vasco ainda respondeu, mas não conseguiu mais que 12,90 pontos. Apesar da derrota, Vasco conseguiu manter a liderança do ranking.

Este desfecho acabou por impedir Vasco Ribeiro de revalidar o título da etapa, mas também de igualar o recorde de vitórias em etapas do circuito nacional (16), que pertence, precisamente, ao pai de Afonso, João Antunes. Esta foi a quarta vitória da carreira para o jovem surfista, que na próxima etapa vai competir na onda em que já triunfou por mais vezes: Ribeira d’Ilhas (2020 e 2021).

“Sabia que na final tinha de fazer algo de diferente porque era contra o Vasco Ribeiro”, atirou Afonso Antunes. “Como não tenho tanto surf power como o Vasco, sabia que tinha de tentar mais os aéreos. Consegui acertá-los e mais algumas combinações, o que me deixou feliz por alcançar esta vitória. O meu objetivo é o título nacional e é para isso que tenho estado a trabalhar. No início do ano deixei-me afetar um pouco por algumas coisas que foram ditas sobre mim e que não eram verdade, mas estou a aprender com o tempo, sem pressão e focado no objetivo principal”, vincou.

Resultados finais do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro:
Final masculina: Afonso Antunes 15,25 x Vasco Ribeiro 12,90
Final feminina: Teresa Bonvalot 14,45 x Carolina Mendes 11,00
Go Chill Expression Session feminina: Carolina Mendes
Go Chill Expression Session masculina: João Moreira
Joaquim Chaves Saúde Best Wave: Vasco Ribeiro, 9,25 pontos na ronda 1
Bom Petisco Girls Score: Teresa Bonvalot, 14,45 pontos na final

A ação na Liga MEO Surf regressa em Junho, na mítica praia de Ribeira d’Ilhas, para o Allianz Ericeira Pro, de 10 a 12 de Junho. Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot partem para a Ericeira na liderança do ranking e com a licra amarela Go Chill, naquela que será a terceira de cinco etapas do circuito.

A nível televisivo, o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Joaquim Chaves Saúde, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal do Porto e da Câmara Municipal de Matosinhos, e o apoio técnico da Onda Pura e da Federação Portuguesa de Surf.

Comunicado da Associação Nacional de Surfistas

Créditos da Foto: Francisco Antunes