Limpeza de Praia assinala regresso à formação em setembro

3 de Setembro, 2022 0 Por A Voz de Esmoriz

Contando com a cooperação da Associação Reeduca, os adultos formandos do Curso de Técnico/a da Qualidade, promovido pel’A Mutualidade de Santa Maria, de Esmoriz, e cofinanciado pelo Programa Operacional Capital Humano, levaram a cabo uma ação cívica e ambiental de limpeza do areal na praia da Barrinha, em Esmoriz. A iniciativa decorreu na tarde do dia 2 de setembro e enquadrava-se numa das temáticas em desenvolvimento no curso – “Qualidade Ambiental – Conhecer para cuidar do mundo em que vivemos”, com o objetivo de valorizar a consciência cívica e ética em prol da sustentabilidade e da preservação do meio-ambiente e dos espaços de comunidade, e no referencial pedagógico de um módulo de cidadania – Processos Identitários.

Numa primeira fase, os cerca de 15 formandos participaram numa pequena palestra de educação e sensibilização dinamizada por dois membros da Associação Reeduca, Ana e Miguel, que deram a conhecer a história deste projeto recente, que visa a defesa do ambiente, promovendo o seu desenvolvimento sustentável, através da educação, informação e reflexão. A associação, sediada em Esmoriz, sem fins lucrativos, procura sensibilizar a comunidade através de ações pedagógicas nas escolas do concelho ou mediante a organização de ações de limpeza de praia durante o Verão. A Associação, ainda recentemente, dinamizou ações de informação, com a distribuição de folhetos pelos palheiros no Arraial da Barrinha, para que os visitantes evitassem deixar lixo no local. Ambos os membros desta associação frisaram ainda a importância de todas estas ações que favorecem a qualidade de vida dos cidadãos e transmitem um exemplo à sociedade e às gerações vindouras, sem esquecer a biodiversidade tão fundamental para o equilíbrio. Foi sublinhado um apelo para a necessidade de se favorecer a prática da reciclagem.

Após esta palestra, decorreu a limpeza da praia, que, sendo supervisionada pela Associação Reeduca, se estendeu entre o paredão sul da Praia da Barrinha e o Palheiro Velho, mais a norte. Dentro deste contexto, foram recolhidos entre 6 a 8 kg de lixo. Os grupos organizaram-se em cinco categorias de recolha: uns levavam sacos para apanhar plástico, outros recolhiam tudo o que era papel, havia quem extraísse beatas (muitas, provavelmente mais de 1 kg, o que dá muito que pensar!) e outros apanhavam indiferenciados, e ainda foram detetados objetos de vidro (também removidos, os quais poderiam provocar ferimentos a qualquer banhista).

Em jeito de balanço, descortinou-se alguma ausência de civismo por parte de quem utiliza as nossas praias. Contudo, esta lamentável conclusão vem sendo, felizmente, contrariada pela ação voluntária de associações (como a Associação Reeduca, a Associação Humanitária dos BVE ou até mesmo os Escuteiros de Esmoriz) ou através de outras dinâmicas isoladas que vão organizando procedimentos de limpeza de praia.

A Praia de Esmoriz é uma das mais frequentadas do Distrito de Aveiro, pelo que estes gestos nobres, quer das associações quer dos cidadãos individuais (como este grupo de formandos), devem merecer o nosso sincero apontamento, servindo de inspiração para a comunidade que nos rodeia.



Um dos sacos utilizados para a recolha de beatas.