Linha SNS24 chega a ter mais de 300 mil chamadas por mês
21 de Outubro, 2020A Linha de saúde SNS24 tem sido uma ferramenta fundamental no combate ao vírus do COVID-19, auscultando assim as dúvidas, os sintomas e as necessidades de saúde apresentadas pelos cidadãos. Este meio telefónico também serve para emitir conselhos e acompanhamento a pacientes que padeçam de outras patologias ou enfermidades.
Em Janeiro de 2019, a linha tinha já recebido um número recorde de 200 mil chamadas por mês. No entanto, seria em Março e em Setembro, do ano seguinte de 2020, que as estatísticas alcançariam uma expressão volumosa – com mais de 300 mil chamadas por mês. Em Março, aquando do primeiro “pico” da pandemia, o número de chamadas foi altíssimo – 388 mil! Mas em Setembro, com a chegada de uma segunda vaga do vírus, as chamadas estão a aumentar novamente. Em termos diários, houve momentos em que as chamadas para a Linha de Saúde Nacional se situavam entre as 15 e as 20 mil.
Marta Temido, Ministra da Saúde, relembra que houve melhorias ao nível do atendimento: “Passamos de 67% de chamadas atendidas no dia 2 de março e quase 26 minutos de espera para quase 98% de chamadas atendidas a 8 de outubro e tempos médios de espera que estão nos 57 segundos, num nível de pressão que está agora perto das 18 mil chamadas”.
Mas a Linha do SNS 24 vai ser reforçada, muito em breve, com mais 650 profissionais de saúde que trabalharão em dois novos call centers, um na Covilhã (já em fase experimental) e outro em Vila Nova de Gaia.
Diogo Serra Lopes, Secretário de Estado da Saúde, salienta que “este reforço permitirá que passemos dos atuais 1.350 profissionais na linha SNS24 para os dois mil ainda durante o Outono”.
Neste momento, e desde o surto da pandemia, foram detectados em Portugal 106 271 casos de infecção por COVID-19, registando-se até hoje 2229 óbitos. O número de recuperados é de 63 238.
Imagem de Destaque: LUSA/Notícias ao Minuto