Luís Perloiro e João Roque Pinho destacam-se na abertura do Allianz Figueira Pro

22 de Março, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

Etapa inaugural da 1ª divisão do surf português iniciou-se hoje com ondas de 0,5m a 1m na praia do Cabedelo.

  • Luís Perloiro realizou a melhor pontuação e fez a melhor onda do dia
  • Nova geração representada da melhor forma por João Roque Pinho
  • Prova feminina só entra amanhã na água
  • Ação de pedagogia ambiental do Grupo Jerónimo Martins contou com dezenas de crianças de escolas da Figueira da Foz

Realizou-se hoje com ondas de 0,5m a 1m o dia inaugural do Allianz Figueira Pro, primeira etapa da Liga MEO Surf que decorre até Domingo na praia do Cabedelo, na Figueira da Foz. Os melhores surfistas nacionais que integram a primeira divisão do surf português iniciaram a corrida pelos títulos máximos às 8.35h tendo sido realizados os trials e a primeira ronda masculina.

Luís Perloiro esteve em destaque ao realizar o melhor score do dia com 15.25 pontos levando para casa também a melhor onda do primeiro dia de competição com 7.75 pontos. Num curto espaço de tempo, o surfista de Carcavelos descobriu duas ondas com potencial aplicando o seu surf crítico de backside que lhe valeram 7.75 e 7.50 pontos.

João Roque Pinho foi outro dos surfistas em evidência tendo mostrado boas manobras naquela que foi a segunda melhor onda do dia com 7.50 pontos, igualando a segunda melhor onda do experiente Perloiro. O jovem que integra a nova geração do surf nacional alcançou assim o segundo melhor score do dia com 12.10 pontos.
João Maria Mendonça, Francisco Benjamim e Francisco Almeida também estiveram em bom plano realizando scores na casa dos 11 pontos saindo vencedores das respetivas baterias.

O atual campeão nacional Joaquim Chaves, iniciou a sua prestação nesta etapa também com uma vitória com 9.40 pontos deixando em 2º lugar Sebastião Ramirez, Cainã Barletta em 3º lugar e Joaquim Trindade em 4º.

O campeão em título desta prova, Guilherme Ribeiro, não conseguiu impôr o seu favoritismo tendo passado à segunda ronda com 8.15 pontos atrás de Jaime Veselko, jovem de apenas 14 anos, irmão da atual bicampeã nacional, Francisca Veselko. Apesar da tenra idade, o surfista de Carcavelos tem evoluído cada vez mais nos últimos anos surpreendendo pela positiva com uma vitória na bateria com 9.25 pontos.

Ivo Cação, surfista local da Figueira da Foz, qualificou-se igualmente para a fase seguinte da prova na 2ª posição com 8.25 pontos atrás do surfista de Peniche, Guilherme Fonseca, que venceu a disputa com 9.35 pontos.

A prova feminina não foi hoje para água sendo que as melhores surfistas nacionais vão estrear-se na Liga MEO Surf deste ano apenas amanhã.

Durante o dia realizou-se uma limpeza de praia integrada numa ação de consciencialização de sustentabilidade com enfoque na preservação da biodiversidade dos oceanos por parte do Grupo Jerónimo Martins. A iniciativa contou com dezenas de crianças de várias escolas da Figueira da Foz. O programa “Amar o Mar”, em conjunto com o Pingo Doce, proporcionará ações de sensibilização e de pedagogia incluindo limpezas de praia, envolvendo crianças das escolas de todos os concelhos visitados pela competição.

As previsões para amanhã apontam para a subida do mar. O call está marcado para as 7.45h.

2º dia – Sábado, 23 de Março (sujeito a alteração)
07h45 – Call do segundo dia de competição
15h00 – Go Chill Expression Sessions
17h00 – Corona & Somersby Sunset Party (por confirmar)

A nível televisivo, o Allianz Figueira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, botão azul do comando MEO, em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2024 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal da Figueira da Foz e o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz e da Federação Portuguesa de Surf.

Comunicado da Associação Nacional de Surfistas

Créditos da Foto: Jorge Matreno