Manifestação pelos direitos de saúde junta centenas de pessoas

30 de Setembro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

Neste sábado de manhã, decorreu em Ovar uma grande manifestação em prol dos direitos de saúde dos cidadãos vareiros que repudiam a referenciação para o Hospital de Aveiro que deverá avançar a partir de 1 de Janeiro de 2024. Largas centenas de pessoas partiram desde a Estação de Ovar até ao Palácio da Justiça, fazendo-se ouvir pelas ruas e nas escadarias do edifício judicial.

Além de defenderem a manutenção da referenciação actual para o Hospital de Santa Maria da Feira (e de serem contra uma referenciação para Aveiro que implicará uma distância bem superior), também pediram a reabertura dos Centros de Saúde de Arada e Maceda bem como do serviço de urgências do Hospital Francisco Zagalo – Ovar. Surgiram duras críticas à deliberação do Ministério da Saúde, bem como à complacência da CIRA (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro) no processo.

Foi ainda assinado um manifesto contra a referenciação hospitalar para Aveiro que deverá percorrer, nas próximas semanas, as restantes freguesias do concelho de Ovar.

Este tema foi motivo de reportagem especial na passada edição do Jornal A Voz de Esmoriz, e o acompanhamento directo do evento foi hoje realizado por via imagem pela Rádio Voz de Esmoriz.

Créditos da Foto: Henrique Acker