Manifestação pelos direitos de saúde junta centenas de pessoas
30 de Setembro, 2023Neste sábado de manhã, decorreu em Ovar uma grande manifestação em prol dos direitos de saúde dos cidadãos vareiros que repudiam a referenciação para o Hospital de Aveiro que deverá avançar a partir de 1 de Janeiro de 2024. Largas centenas de pessoas partiram desde a Estação de Ovar até ao Palácio da Justiça, fazendo-se ouvir pelas ruas e nas escadarias do edifício judicial.
Além de defenderem a manutenção da referenciação actual para o Hospital de Santa Maria da Feira (e de serem contra uma referenciação para Aveiro que implicará uma distância bem superior), também pediram a reabertura dos Centros de Saúde de Arada e Maceda bem como do serviço de urgências do Hospital Francisco Zagalo – Ovar. Surgiram duras críticas à deliberação do Ministério da Saúde, bem como à complacência da CIRA (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro) no processo.
Foi ainda assinado um manifesto contra a referenciação hospitalar para Aveiro que deverá percorrer, nas próximas semanas, as restantes freguesias do concelho de Ovar.
Este tema foi motivo de reportagem especial na passada edição do Jornal A Voz de Esmoriz, e o acompanhamento directo do evento foi hoje realizado por via imagem pela Rádio Voz de Esmoriz.
Créditos da Foto: Henrique Acker