Manifestantes invadiram órgãos de decisão da democracia brasileira

9 de Janeiro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

Num episódio similar àquele que se tinha verificado aquando da derrota de Donald Trump na corrida às presidenciais dos EUA diante de Joe Biden (com manifestantes a irromperem insatisfeitos pelo Capitólio), também no Brasil, os apoiantes de Bolsonaro decidiram imitar a prática desagradável de invadir e vandalizar espaços simbólicos do poder brasileiro, situados na capital Brasília.

Milhares de manifestantes invadiram assim o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, afrontando assim a eleição de Lula da Silva, presidente que tomou posse há poucos dias e que já veio denunciar a postura criminosa dos manifestantes, prometendo uma investigação exaustiva e criticando ainda a inacção das autoridades.

Os apoiantes radicais de Jair Bolsonaro partiram vidros, destruíram gabinetes, rasgaram quadros valiosos e até armas terão desaparecido. Na verdade, o vandalismo alcançou proporções assustadoras, e as autoridades não conseguiram aplacar os manifestantes. Neste momento, a normalidade já foi resposta com uma intervenção mais musculada da polícia e do exército, embora os estragos materiais tenham sido avultados.

Mais de 400 manifestantes já foram detidos. O Ministro da Justiça, Flávio Dino, já prometeu que não haverá impunidade para os participantes deste episódio: “Não são atos políticos, são atos terroristas. Estiverem onde estiverem, as pessoas envolvidas nestes incidentes serão presas”.

A comunidade internacional já condenou este ataque às instituições democráticas do Brasil.


Créditos: Getty Images