Manuela Pimentel engrandece abertura da Programação do “Maio do Azulejo 2021”
1 de Maio, 2021Neste dia 1 de Maio, principiou-se a programação da Câmara Municipal de Ovar, denominada “Maio do Azulejo 2021”, a qual se repercutirá em diversas iniciativas durante este novo mês de Maio. Dentro deste contexto, foi hoje inaugurada a exposição “A Margem de Certa Maneira” da autoria da artista plástica Manuela Pimentel, mas também estão previstos concertos em espaços icónicos do concelho, oficinas, visitas guiadas, caminhadas, um passeio fotográfico (desta feita, sobre a freguesia de São João de Ovar), etc.
A programação é inclusiva, cativando a adesão de todos, e não esquecendo também as pessoas com necessidades especiais que podem igualmente participar.
A tradição do azulejo em Ovar reivindica origens centenárias, remontando em grande parte ao século XIX. Este material serviria naturalmente para decorar e fortalecer as fachadas das casas, contudo constituiria igualmente um símbolo de afirmação das famílias mais sonantes da região. E a variedade desta técnica logo se fez pontuar por cada rua ou avenida vareira.
A Exposição “À Margem de Certa Maneira” de Manuela Pimentel despontou pela originalidade
Um dos principais corolários da programação do “Maio do Azulejo 2021” foi, sem dúvida, a inauguração da exposição intitulada “À Margem de Certa Maneira” da autoria da artista Manuela Pimentel, durante a manhã deste sábado. A iniciativa deu início à programação cultural e teve lugar no Centro de Arte de Ovar, contando com a afluência considerável de cidadãos que, nalguns momentos, chegaram a estar na fasquia das algumas dezenas, embora entrando gradualmente e respeitando a distância de segurança e as normas da DGS.
Natural do Porto, Manuela Pimentel é licenciada em Artes Plásticas pela Escola Superior Artística do Porto, tendo já alcançado prémios (nomeadamente o prémio ESAP do Curso Superior de Artes Plásticas) e havendo igualmente exposto os seus trabalhos em países estrangeiros como o Brasil, Estados Unidos da América, Itália, Moçambique, Espanha, Japão, etc.
Manuela Pimentel encontra a sua inspiração nas ruas. É ali que recolhe a sua matéria prima para o seu trabalho, reutilizando cartazes que são arrancados das paredes e que depois são trabalhados por si, de modo a transformá-los em azulejos ou mosaicos que conseguem misturar os mais diversos contrastes. Por um lado, o conteúdo do seu trabalho alude-nos para a revolta, a confusão, o caos e a metamorfose visto que é impossível congregar em tantos recortes de matéria-prima a fusão, a monotonia e a ordem que julgamos, por exemplo, existir em sociedade, mas que na verdade, não é bem assim – porque não somos donos do nosso próprio destino e o universo rege-se de forma desconhecida. Por outro lado, a forma como concretiza a sua arte representa um tributo excelente aos princípios de sustentabilidade ambiental, dado que devolve vida a matéria-prima abandonada ou perdida pelas ruas.
Em termos de reacções conhecidas, a artista Manuela Pimentel frisou que a sua exposição está bastante relacionada com a actualidade porque a conjuntura pandémica virou de avesso as vidas de todos os cidadãos, e que a exposição ajuda também a retratar essa confusão, e claro, que também o sector da cultura tem vindo a pagar uma factura muito cara. Por outro lado, o objectivo residiu igualmente em valorizar o azulejo da casa-palácio e agradeceu igualmente a oportunidade concedida pela autarquia de Ovar no âmbito da programação especial esboçada para o mês de Maio.
Por seu turno, Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, teceu elogios aos trabalhos artísticos originais de Manuela Pimentel, valorizando a sua sensibilidade em relembrar o impacto terrível da pandemia na sociedade. E rematou que a tradição do azulejo vareiro continuará a ser valorizada pelo município, deixando claro que a cultura não ficará para segundo plano. Salvador Malheiro recordou que este foi também um belo momento para assinalar o feriado do dia 1 de Maio consagrado ao dia do trabalhador.
Alexandre Rosas, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ovar, também esteve presente e felicitou a artista pelos trabalhos exibidos.
A exposição poderá ser visitada pelos cidadãos, desde hoje, dia 1 de Maio, até 25 de Junho.
Galeria de Imagens da Exposição “À Margem de Certa Maneira” de Manuela Pimentel
Programação Municipal do “Maio do Azulejo 2021”
Por volta das 12 horas, decorreu a apresentação do programação inerente ao “Maio do Azulejo 2021”. E efectivamente constatámos que o programa é diversificado e animado, não faltando iniciativas para todos os gostos.
Além da exposição que foi hoje inaugurada, temos a seguinte agenda:
6 de Maio (21:00) – Concerto de Rita Redshoes e Bruno Santos – actuação na Igreja Matriz de Válega, espaço abrilhantado por azulejos coloridos. O evento será transmitido online pelos canais digitais – “Ovar Cultura” e “Turismo Centro de Portugal”. É também um dos pontos altos da programação visto que nesse dia se assinala igualmente o “Dia Nacional do Azulejo”.
5, 8, 12, 26 e 30 de Maio – Visitas orientadas + Oficinas de Pintura em azulejo “Rua do Azulejo”. Mais informações no Posto de Atendimento Turístico de Ovar.
9 de Maio (10:00-17:00) – Passeio Fotográfico CLICK.3 – Iniciativa decorre em São João de Ovar, sendo o evento orientado por Ana Carla Martins.
15 de Maio (15:00) – Oficina – “Ilustração/Azulejo Figura Avulsa” – Escola de Artes e Ofícios. Iniciativa conduzida por Pedro Podre.
16 de Maio (09:00) – Caminhada Orientada – “Ovar do Azulejo” – Praça da República. Distância a percorrer: 4,4 km
17, 18, 19, 20 e 22 de Maio – Oficina “Preencher Vazios” – Iniciativa de Joana de Abreu na Escola de Artes e Ofícios.
22 e 29 de Maio (15:00) – Visita e Instalação Artística “Preencher Vazios” – Joana de Abreu conduz evento no Posto de Atendimento Turístico de Ovar.
28 de Maio (21:00) – Concerto “Segue-me à Capela”. Espectáculo decorrerá no Palácio da Justiça de Ovar e prevê a participação da comunidade local.
29 de Maio (15:00) – Oficina “Moldes Cerâmicos – Azulejos em Relevo“. Iniciativa decorre na Escola de Artes e Ofícios.
29 de Maio (21:00) – Concerto – Jorge Fernando terá lugar na Praça da República.
30 de Maio (15:00) – Oficina Itinerante de Prelo Tipográfico – “O que diz o teu quadrado?”. Evento levado a cabo pelo Centropontoarte na Rua Cândido dos Reis e Praça da República.
30 de Maio (16:30) – Concertos à Janela. Iniciativas decorrem em moradias com azulejos nas ruas Cândido dos Reis e Praça da República.
30 de Maio (19:00) – Concerto – Gisela João (AuRora) na Praça da República
Para mais informações detalhadas sobre a programação, dirija-se ao Centro de Arte de Ovar ou à Câmara Municipal de Ovar.