Marcelo Rebelo de Sousa anuncia eleições para 18 de maio
13 de Março, 2025Marcelo Rebelo de Sousa anunciou, nesta quinta-feira, que as eleições legislativas ocorrerão no dia 18 de maio, com a dissolução da Assembleia da República entre 19 e 24 de março. A decisão foi tomada após uma crise política, em que a confiança no primeiro-ministro, Luís Montenegro, foi abalada por questões éticas e morais.
O presidente explicou que, apesar dos esforços para um entendimento, as divergências entre a confiança e a desconfiança tornaram impossível um acordo. Ele também destacou a importância de um debate eleitoral digno, focado nos problemas do país, e pediu que a democracia seja fortalecida durante a campanha.
Marcelo lembrou que a crise surgiu de questões relacionadas às ações passadas do Governo e do primeiro-ministro, que culminaram na rejeição de uma moção de confiança. O presidente ressaltou a necessidade de continuar com a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mesmo com um governo em gestão. Ele também apelou a um debate eleitoral respeitoso e construtivo, evitando confrontos pessoais e éticos. A data de 18 de maio foi escolhida após uma consulta com diversos partidos, que preferiam essa data para melhor preparação das listas.
Créditos da Foto: Horacio Villalobos#Corbis/Corbis




