“Há já um evidente sentimento de saudade” – Maria Abrantes
17 de Fevereiro, 2021No passado dia 13 de Fevereiro, a Juventude Socialista de Ovar organizou uma vídeo-conferência (denominada “Carnaval de Ovar – a vacina da alegria”) dedicada a temas relacionados directamente com o Carnaval de Ovar.
Suzi Dias conduziu a entrevista que decorreu então em formato online.
Maria Abrantes, Presidente da Escola de Samba – Costa de Prata, actual hexacampeã nessa modalidade carnavalesca em Ovar, seria a convidada especial que partilharia o seu próprio testemunho.
A convidada saudou, mesmo em tempos de pandemia, o esforço de alguns grupos de Carnaval que assinalaram simbolicamente a tradição, de forma a que o certame não caísse no esquecimento. Assim sendo, foram elaboradas máscaras decorativas e um memorial artístico na Praça da República em Ovar.
Elogia a camaradagem e a aposta na malta jovem, como factores impulsionadores da tradição.
No decurso da pandemia, Maria Abrantes reconhece o impacto negativo tanto a nível social como financeiro. Reconhece que, por causa do vírus, não há convívio social nem idas frequentes à sede, o que motivou um cenário de desânimo e transtorno. Por outro lado, e apesar de considerar como bastante útil e generoso o apoio associativo da autarquia, a verdade é que admite que o impacto financeiro negativo provocado pela paragem é inevitável porque há sempre despesas a saldar (até mesmo de Carnavais anteriores).
Por outro lado, Maria Abrantes diz que é altura agora para pensar no Carnaval de Ovar de 2022, embora admita o cenário de que a sua realização ainda está em dúvida, podendo ser inclusivamente condicionado. Há a possibilidade de se continuar a apostar fortemente na vertente digital para a transmissão de iniciativas/eventos. No entanto, acredita que estarão na forja grandes projectos e desafios para assinalar a edição do regresso do Carnaval às ruas, seja em 2022 ou posteriormente.
Por fim, relembrou que o Carnaval de Ovar tem vindo a alcançar um nível de internacionalização bastante relevante, e que nas edições da última década, apercebeu-se da presença de muitos turistas (espanhóis, franceses, ingleses, alemães, brasileiros…) que vêm de propósito a Portugal para assistir ao Carnaval de Ovar.
Créditos da Imagem de Destaque: Escola de Samba – Costa de Prata (Página nas Redes Sociais)