Maria José Valério falece aos 87 anos

3 de Março, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

A cançonetista Maria José Valério faleceu hoje no Hospital de Santa Maria aos 87 anos, vítima de COVID-19. A conhecida adepta do Sporting (deu voz à “Marcha do Sporting”) deixa para trás um legado musical que merece respeito. Foi autora dos temas: “Cantarinhas”, “Fado da Solidão”, “Expedicionário”, “Um Dia”, “Casa Sombria”, “Deixa Andar”, “Férias em Lisboa”, “Longos Dias”, “Lisboa, Menina Vaidosa”, “Nunca Mais”…

Por outras palavras, Maria José Valério contava com um repertório musical bastante preenchido, tendo actuado em vários palcos.

Pelo que apuramos, chegou igualmente a integrar séries televisivas e até esteve no cinema, tendo participado no filme “O Homem do Dia” (1958), de Henrique Campos e Teresita Miranda, protagonizado pelo ciclista Alves Barbosa (1931-2018).

Em 2004, recebeu a Medalha de Mérito da Cidade de Lisboa. Em 2009, o Município da Amadora (concelho onde nasceu) inaugurou um centro cultural com o seu nome, na freguesia da Venteira.

A partida de Maria José Valério (1933-2021) já mereceu neste momento diversas reacções, incluindo do próprio Sporting Clube de Portugal que recordou os anos de amor e dedicação que prestou em prol da instituição.

Créditos da Imagem: Pedro Rocha / Global Imagens