Mário Rui Natária (CDS-PP) defende potenciamento das tradições do concelho (comunicado)
24 de Setembro, 2021Território
Espelho de quem gere, “alma” das suas Gentes! Desde os tempos mais antigos, o território foi alvo de disputas, até e por cá, tivemos guerras entre filho e Mãe! O que até aos dias de hoje se reflete nalguns comportamentos do vale tudo, por parte de alguns, poucos, mas suficientemente ardilosos para e como a rolha se “manterem à tona”.
A realidade atual, obriga a um esforço ativo constante, que com a evolução rápida das sociedades e suas vertentes, não se compadece de NIMS! Um todo, mas com caraterísticas próprias de cada parte integrante desse território, que é Ovar. Por isso, a história mostra nos cidades que tiveram que se reinventar, fruto de “alvoroços” de vária ordem, e optaram por se especializarem ou criaram ofertas diversificadas. Um exemplo que conheço bem é o de Bilbao, que através da cultura com o museu Guggenheim, o seu porto e uma forte aposta nos serviços, virou a página depois de perder a sua hegemonia industrial, que como tal, era conhecida como a” cidade do Ferro”.
Logo, Ovar terra privilegiada, não precisou de se reinventar, sempre teve TUDO! Ria, Mata, Mar, Carnaval, Pão de Ló, Associativismo forte, Indústria diversificada, Comércio, e por aí fora! Mas as dinâmicas, que a nossa sociedade precisa, nunca foram trabalhadas área a área e com o médio e longo prazo em vista! Não, é sempre na reação a algo, com constantes “castrações” a projetos inovadores, geradores de necessidades atuais e enquadrados nas várias áreas do território Vareiro. As nossas mais valias verdadeiramente bem cuidadas, e com projetos adequados à sua localização, sem ferir a natureza, sem criar problemas a atividades vizinhas e um sem número de variantes que são completamente alvo de descuidos. Mas todas as áreas, desde o Turismo à industria e todas as outras, são na sua maior parte fruto dos privados. Pois o município de Ovar não tem uma estratégia para as diferentes áreas, que com as várias freguesias fazem o todo do nosso Território, essas áreas no todo, fazem o que poderia ser um Território de qualidade!
A união de sinergias e saberes, é algo que se cultiva com trabalho, arte e engenho, que depois custa a manter, mas custa muito mais acompanhar a constante evolução e a sua relação obrigatória com a natureza e realidades do desenvolvimento no seu todo. E, reside aqui, o que Ovar tem capacidade para ser! Tendo sempre em conta o equilíbrio que deve haver nas várias vertentes, sem o risco de criarmos desequilíbrios vários, como os existentes.
Texto da autoria de Mário Rui Natária, candidato do CDS-PP à Câmara Municipal de Ovar