Mercadinho de Natal é novidade neste mês de Dezembro

2 de Dezembro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

O Mercadinho de Natal é uma iniciativa organizada pela Paróquia de Santa Maria de Esmoriz em parceria com a Junta de Freguesia de Esmoriz que irá animar a quadra entre os dias 1 e 3 de Dezembro, embora se prevejam mais dinâmicas nos dias 8, 9, 10, 15, 16, 17, 22 e 23 de Dezembro. No adro da Igreja Matriz de Esmoriz, foram montados quatro palheirinhos que servirão bebidas, café, bolos, doces caseiros, salgadinhos, etc. Além disso, também há peças de artesanato (nomeadamente presépios) que podem cativar os cidadãos.

Em termos da caracterização mais concreta dos palheiros, temos: um destinado à catequese (com um dia atribuído a cada ano de catequese), um palheiro dedicado aos artesãos da terra que gentilmente doaram algumas das suas peças de artesanato, um palheiros dos doces e outro palheiro das bebidas, onde encontram chocolate quente, vinho quente, café feito à moda antiga (cafeteira em cima da fogueira).

Junto aos palheirinhos, as famílias convivem e debatem os mais diversos assuntos. É uma iniciativa que aproxima a comunidade, reforçando ou até mesmo criando novos laços. A ideia passa por dinamizar a parte da cidade que está parada, continuar o que se começou o ano passado, ou até, quem sabe, criar tradição…

É de destacar igualmente as pequenas estruturas de divertimento e animação projectadas para os mais novos, nomeadamente um boneco de neve gigante, um insuflável que representa um castelo e jogos tradicionais.

Neste sábado de tarde, temos de destacar a actuação do Grupo Coral de Esmoriz que animou o espaço bem como a chegada dos pais-natais motard que trouxeram prendas para as crianças. Na verdade, não têm faltado iniciativas interessantes em torno deste evento.

Se ainda não foi lá, aproveite para visitar o espaço.