“Mezinha Antivírus” em exposição na Biblioteca Municipal de Ovar

1 de Fevereiro, 2022 0 Por A Voz de Esmoriz

A Biblioteca Municipal de Ovar acolheu recentemente a exposição “Mezinha Antivírus – Autómatas & Esculturas em Papel”, de Zé Maia. O Coronavírus, acabado de chegar a Ovar em março de 2020, força o concelho a uma cerca sanitária. Zé Maia encontrou na montagem de autómatas em papel e madeira a solução para combater o isolamento, como se de uma receita caseira se tratasse. A exposição temporária estará aberta ao público até ao dia 12 de março de 2022.

O artista vareiro, autodidata multifacetado, que assume os rabiscos de rua ou “urban sketchers” como hobby permanente, teve que deixar em suspenso essa atividade, ocupando a imaginação e o tempo com o fabrico e montagem de autómatas, mecanismos que se operam com movimentos repetitivos, de maneira manual e automática, imitando movimentos humanos, em papel e madeira.

O território vareiro e a sua fauna e flora naturais, foram ainda a inspiração para alguns dos trabalhos esculpidos em papel, tais como pássaros de algumas espécies, muitas delas características da Região.

“Mezinha Antivírus” resulta assim numa vasta coleção de peças criadas pelo artista, arquitetadas e começadas em plena cerca sanitária mas que se prolongaram para além do confinamento, como uma forma de superação e recriação das adversidades colocadas pelo contexto pandémico.

José António Maia de Almeida, nascido em Ovar em 1951, desenvolve, desde muito jovem, o interesse por fotografia, desenho, pintura, escultura e outras formas de expressão artística, muito influenciado pelo pai, José Augusto de Almeida, o saudoso fundador e diretor do Museu de Ovar, tendo acompanhado o pai nas andanças em prol daquela instituição. Sempre em busca de novos interesses e conhecimentos, tem vindo a expor os seus trabalhos com alguma regularidade.

A exposição de entrada gratuita é aberta a todos os públicos e pode ser visitada dentro do horário de funcionamento da Biblioteca Municipal de Ovar, de segunda a sexta, entre as 10 e as 19horas, e ao sábado entre as 09h30 e as 13h30. Mais informações através de biblioteca@cm-ovar.pt ou 256 586 478.