Minutos finais dramáticos adiam apuramento do Sporting Clube de Esmoriz
24 de Maio, 2021Na tarde deste passado Domingo, o Sporting Clube de Esmoriz deslocou-se até ao reduto do FC Pampilhosa. A partida poderia ser decisiva, caso a turma da Barrinha alcançasse um resultado positivo. No entanto, enfrentaria pela frente um oponente que sabia não ter mais margem para falhar.
O FC Pampilhosa, orientado por João Pedro Santos, apresentou o seguinte onze: João Brito; Rodrigo, Diogo Rola, Miguel Ramos, Tiago Gomes; Pitéu, Samuel Garrido, Carlos Quintero, Paulo Matos; Ivan Fidalgo e Rui Miguel.
Por seu turno, o Sporting Clube de Esmoriz, sob o comando técnico de Gabriel Silva, escalonaria a seguinte equipa: Ricardo Morais; Daniel Oliveira, Adebayo, Mustapha, Valente; Ibrahim, Tiago Oliveira, Genilson Júnior, Luís Soares; André Pinhal e Rodolfo Jorge.
A primeira parte não se pautou por grandes momentos de recheio futebolístico. Muita luta a meio-campo e com indefinição evidente nas movimentações ofensivas. No entanto, há a destacar o golo apontado por Valente aos 11 minutos. O atleta surgiu pela ala esquerda, desferindo um remate bem colocado e fazendo o 0-1 favorável ao Sporting Clube de Esmoriz. A reacção do FC Pampilhosa seria tímida, e o Sporting Clube de Esmoriz chegaria ao intervalo, conservando a vantagem mínima.
Na segunda parte, o FC Pampilhosa foi atrás do prejuízo visto que o resultado não serviria os seus almejos. A equipa do concelho da Mealhada tornou-se mais pressionante e começou a deixar alguns avisos. Aos 59 minutos, a equipa da casa chegaria mesmo ao empate (1-1) por intermédio de Jeecimilson Tati, no âmbito de um lance em que Ricardo Morais, guardião do Sporting Clube de Esmoriz, não foi feliz na abordagem ao lance.
O Sporting Clube de Esmoriz procurou reagir, e na verdade, os últimos 20 minutos da partida, se tornariam partidos. Com ataques e contra-ataques sucessivos de ambas as partes. Aos 80 minutos, e na sequência de um livre, Jeecimilson Tati surge na pequena área e quase que bisava para o FC Pampilhosa, embora a ocorrência estivesse já anulada por fora-de-jogo. No lance seguinte, acontece um lance similar de perigo – um jogador do Sporting Clube de Esmoriz introduz inclusivamente a bola na baliza adversária, mas o lance foi invalidado por adiantamento irregular.
Entretanto, aos 90 minutos, surge o caso do jogo. Lance disputado intensamente na área do Sporting Clube de Esmoriz, mas um atleta do FC Pampilhosa é supostamente derrubado. Tratou-se de uma bola dividida em que fica a dúvida se o atleta do Sporting Clube de Esmoriz não teria tocado primeiro na bola em vez de chocar inevitavelmente com o seu oponente. Apesar dos veementes protestos dos esmorizenses, certo é que chamado a converter o castigo máximo, Diogo Rola não vacilou e fez o 2-1 para o FC Pampilhosa. Ainda nos descontos, Ibrahim seria expulso por acumulação de amarelos, fazendo com que o Sporting Clube de Esmoriz terminasse a partida em inferioridade numérica.
Apesar da derrota ter adiado a qualificação do Sporting Clube de Esmoriz, a verdade é que a turma de Gabriel Silva pode celebrar o apuramento num dos próximos jogos. Continua em boas condições de seguir em frente.
É de enaltecer igualmente a transmissão da Rádio Voz de Esmoriz que acompanhou o jogo através dos seus locutores Eduardo Carvalho, José Carlos Macedo e João Cruz. Além disso, também Armando Folha, dirigente da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, partilhou connosco a sua crónica sobre o jogo.
Créditos da Imagem: Armando Folha