
Mónica Sintra apresenta novos trabalhos que valorizam a mulher e o romantismo e, em entrevista, não esquece os bombeiros
13 de Abril, 2025Mónica Sintra é uma cantora portuguesa nascida em 1978, conhecida principalmente no género da música popular romântica. Ficou famosa a partir dos anos 90 e mante-se no topo da música portuguesa até aos dias hoje. É autora dos grandes temas: “Anjo da Guarda (Olha por Mim)”, “Na Minha Cama Com Ela”, “Afinal Havia Outra”, “Na Brisa do Amor”, “Há Quanto Tempo (Quando Me Dizes Que Me Amas)”, etc. Ao longo da carreira, lançou vários álbuns e conquistou um público fiel com temas emotivos e românticos.
Na passada segunda-feira, esteve à conversa na rádio Voz de Esmoriz, onde abordou um pouco da sua carreira bem como os seus projectos mais recentes.
Com mais de 30 anos de carreira, Mónica Sintra recordou alguns capítulos do seu passado artístico. No início, a cantora recorda que tinha o sonho de apenas gravar as melodias e estar na televisão, e não esqueceu, inclusive, algumas dificuldades iniciais na sua caminhada musical, contudo, revela que contou sempre com a ajuda incondicional dos seus pais. O boom aconteceria com o álbum “Afinal Havia Outra” (embora não tivesse sido o primeiro trabalho), rematando que “o maior sonho de um cantor é fazer músicas com que o público se identifique” ou “quando o público canta a nossa música do princípio ao fim”, e foi isso que aconteceu a partir daí, catapultado a cantora para o sucesso.
Quanto aos seus temas clássicos que foram ouvidos por milhões de pessoas, confidenciou-nos que o “Anjo da Guarda” foi inspirado nos entes queridos que já cá não estão entre nós, e refere que o outro tema “Afinal Havia Outra” é sempre requisitado (faz parte da “praxe”) aquando das suas actuações musicais.
Quanto aos novos temas, temos, por exemplo, a melodia “Muita Areia Pra Ti”. Em relação a esta música, Mónica refere que o repto foi lançado por Ménito Ramos (seu produtor musical), o qual fez a sugestão do título da canção, salientando que já trabalha há vários anos com ele e que quase sempre aceitou as suas propostas para novas músicas. A cantora referiu ainda que estavam à procura de um novo tema que fosse leve e dançável e que pudesse passar uma mensagem gira, e daí nasceu o “Muito Areia Pra Ti”.
Em termos de causas sociais, Mónica voltou a manifestar carinho e admiração pelo trabalho dos bombeiros e passou novamente a mensagem de valorização e afirmação das mulheres, alertando que deve subsistir a necessidade de incutir a auto-estima no público feminino. Reconheceu ainda que corre nas suas veias o “bichinho” de ajudar as causas dos bombeiros (ela que, no passado, foi bombeira em Sintra) e que, infelizmente, por estar ocupada, sobretudo na altura do Verão, não pode conciliar do ponto de vista profissional, mas elogia as suas actividades humanitárias.
Quanto a futuros espectáculos, no próximo dia 26 de Abril, Mónica Sintra actuará nas festas de Castanheira de Pêra. Em Maio, haverá igualmente mais novidades quanto a outros concertos, continuando assim a animar as populações de norte a sul do país.
Agradeceu igualmente o reconhecimento e a adesão do povo, recordando também todos aqueles que a acompanharam desde o início.
Durante a entrevista, foram difundidas as seguintes canções de Mónica Sintra – “Muita Areia Pra Ti”, “Caviar”, “Rainha” e “Acabou”.
Seguem-se dois dos novos temas de Mónica Sintra
Créditos da Foto: Cantinho da Madeira (Página)