Morreu a rainha Isabel II
8 de Setembro, 2022Isabel II faleceu hoje de tarde no Palácio de Balmoral na Escócia, aos 96 anos de idade. O seu estado de saúde tinha sofrido um agravamento nos últimos dias, justificando a preocupação dos médicos que a acompanhavam.
A notícia da sua morte foi avançada em nota oficial pelo Palácio de Buckingham que frisou o seguinte: “A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde”.
A morte da rainha Isabel II, após o reinado mais longo da história do Reino Unido (celebrou há pouco tempo 70 anos de jubileu), abre a porta de sucessão ao príncipe Carlos que terá de continuar a assegurar a credibilidade e o prestígio da coroa britânica, numa época adversa em que a inflação tem sido galopante e em que o país ficou dividido sobre a posição relacionada com a saída da União Europeia (“Brexit”). Por outro lado, os perigos de divisão no seio da Commonwealth e alguns focos pró-republicanos podem ser desafios árduos para os sucessores da monarca.
Liz Truss, indigitada muito recentemente pela rainha como primeira-ministra do Reino Unido (sucedeu a Boris Johnson), reconhece que Isabel II foi um pilar onde foi construída a Grã-Bretanha moderna. Assume que foi o espírito da nação que trouxe estabilidade e dignidade ao povo britânico.
A rainha Isabel II (1926-2022) pautou-se, ao longo de sete décadas, pela lucidez, pelo discernimento, pela força de carácter e por princípios éticos, características que infelizmente escasseiam em grande parte dos actores políticos mundiais. A sua partida está a provocar diversas reacções de pesar em todo o mundo.
Créditos da Imagem: Getty Images