Morreu Marco Paulo (1945-2024)
24 de Outubro, 2024A música e a cultura portuguesas ficaram mais pobres nesta quinta-feira com o falecimento de Marco Paulo.
O cantor português Marco Paulo morreu esta quinta-feira aos 79 anos. O intérprete e apresentador televisivo debateu-se nas últimas décadas com doença oncológica, e acabou por não resistir, embora seja um exemplo de um grande ser humano.
De acordo com o Jornal Público, Marco Paulo, nome artístico de João Simão da Silva, nasceu a 21 de Janeiro de 1945, em Mourão, no Alentejo. Ao longo da sua carreira, que abraçou profissionalmente na década de 1960, participou em várias edições do Festival da Canção e os seus discos venderam mais de cinco milhões de exemplares. Alguns dos seus temas mais conhecidos são Ninguém, ninguém (1978), Eu tenho dois amores (1980), Morena morenita (1984), Sempre que brilha o sol (1988) ou Joana (1988); a sua entrada nos anos 1990 faz-se com o enorme sucesso Taras e Manias (1991).
Descrito como um homem lutador, sorridente e generoso, Marco Paulo, ao longo de 58 anos de carreira, marcou gerações e milhares de pessoas, tornando-se um nome incontornável da música portuguesa, de acordo com o que é mencionado na página oficial do cantor, a qual emitiu um recente comunicado.
Marco Paulo recebeu também vários galardões, como a distinção de Comendador de Ordem Infante D. Henrique.
Mas não podemos deixar de destacar a sua fé cristã, e em particular, o apreço que tinha por Nossa Senhora, tendo-lhe dedicado uma das mais belas músicas do seu repertório.
A Rádio Voz de Esmoriz dedicou, na manhã de hoje, entre as 10:00 e as 11:00, uma hora repleta de músicas de Marco Paulo como os grandes temas “Nossa Senhora”, “Eu tenho dois amores” ou “Ai se ela soubesse”, em jeito de homenagem.
Créditos da Imagem: https://www.vidas.pt/