Movimento 2030 apresenta projecto para Edifício do Turismo no concelho de Ovar
29 de Maio, 2021Situado no centro da cidade, o antigo Cine Teatro de Ovar será transformado na sede do Turismo Municipal, sendo este o primeiro passo para a reforma profunda do Turismo no Município de Ovar e dando uma visão moderna para o nosso Concelho.
Este edifício terá, no seu exterior, uma praça do lado nascente que fará a ligação entre o adro da Igreja Matriz e o Parque Urbano, sendo a entrada do mesmo.
Manterá o edificado do lado poente mantendo o património sentimental e histórico do Cine Teatro e terá, na fachada sul e na fachada norte, um ecrã em led em todo o seu comprimento.
Este ecrã servirá para uma comunicação mais direta com os munícipes e com quem nos visita, podendo potencializar as atividades de acordo ao período ou tema do momento. A exemplo, durante o mês de Maio, o tema do Azulejo. Entre outros exemplos, a transmissão dos jogos de Portugal, concertos, transmissão de diretos de atividades no nosso território, a transformação do espaço urbano numa sala de cinema ao ar livre, etc…tudo e apenas com um click.
Terá instalado no edifico todo o serviço administrativo do Turismo. A sua loja irá manter, exatamente, a traça da entrada do Cine Teatro, desde o balcão, bengaleiro, bilheteiras, adornos como em 1949.
Queremos manter esta parte da história do povo Vareiro neste local.
Terá um espaço de exposições virtuais, onde dará a conhecer a história do nosso Município, nas mais variadas áreas, usando as novas ferramentas tecnológicas, podendo assim dar a conhecer, às novas gerações, como foi construído todo o nosso património imaterial ao longo dos anos.
Complementa, também, um auditório/sala para apresentar aos nossos munícipes e a quem no visita o que podemos visitar, o que temos para oferecer e usufrui.
Entendemos que o turismo é importante para o nosso desenvolvimento económico e social e, como tal, queremos fazer uma aposta estrutural nesta área.
Assegurar e requalificar um património de forma a valorizá-lo pela sua história, simbologia e nostalgia que, no decorrer dos anos, passou de geração em geração, em cada vareiro.
Geograficamente encontra-se num ponto central primando pelas múltiplas relações que o próprio local proporciona com a Igreja Matriz e o Parque Urbano.
Este novo projecto criará maior aproximação com a sociedade de acordo com a sua intervenção qualificadora quer num património existente, quer na construção de um património futuro, num território com uma paisagem valorizada e qualificada.
O edifício albergará múltiplas funções e diferentes experiências informativas numa demonstração dos valores sociais, culturais, económicos e turísticos dominantes da Cidade.
Viemos para fazer a diferença e entrar num novo paradigma, entrar numa nova filosofia.
(esta proposta será alvo de discussão pública)
Comunicado do Movimento 2030