Movimento 2030 apresenta projecto para nova centralidade em São João de Ovar (comunicado)
13 de Agosto, 2021O Movimento 2030, ao longo dos últimos meses, tem vindo a apresentar variados projetos que visam a criação de centralidades nas várias freguesias e lugares do nosso concelho.
Acreditamos que o investimento contínuo na criação destes espaços trará não só qualidade de vida aos moradores residentes da zona pelo novo espaço de lazer que é oferecido, mas também pela restauração e manutenção do nosso património e a aposta na potencial atratividade para investimentos privados e empresários para o nosso território.
Deste modo, e como tem sido habitual, apresentamos hoje a nova centralidade do lugar de S. João de Ovar.
Uma boa parte das freguesias utiliza o “Coreto” como elemento urbano de referência ao convívio social. Ao mesmo tempo que este elemento oferece um espaço para convívio e atuações festivas, torna-se ao mesmo tempo, e em praças de pequena dimensão, num elemento de ruído visual, desvalorizando eventuais edifícios históricos ou com interesse patrimonial.
Não querendo abdicar do conceito deste elemento, pela sua importância social, mas querendo rejeitar a forte presença volumétrica que o mesmo poderia causar, optou-se por desenhar vários elementos centrais que reinterpretam o “Coreto”, através das formas circulares, permitindo não só o seu uso como bancos e zonas de estar, bem
como servir para eventuais espetáculos.
O espaço também está dotado de cafetaria de apoio ao mesmo, através da recuperação do edifício existente, permitindo uma ligação às várias áreas da praça, criando um espaço de convívio social e visualização direta para a zona lúdica das crianças.
Toda a área está caracterizada por zonas arborizadas, sistema de iluminação pública, mobiliário urbano adequado, valorizando-se desta forma o espaço público e a melhoria da qualidade de vida da população.
Comunicado do Movimento 2030
Movimentos sociais pela educacao abrangem questoes tanto de escolas como de genero, etnia, nacionalidade, religioes, portadores de necessidades especiais, meio ambiente, qualidade de vida, paz, direitos humanos, direitos culturais etc. Os movimentos sociais sao fontes e agencias de producao de saber. O contexto escolar e um importante espaco para participacao na educacao. A participacao na escola gera aprendizado politico para a participacao na sociedade em geral. Ao lancarmos um olhar sobre a relacao entre educacao e movimentos sociais no Brasil, podemos encontrar alguns movimentos a partir da segunda metade do seculo XX, citando, por exemplo, as Ligas Camponesas, nos anos 1960, e a utilizacao do metodo Paulo Freire, alem da importante relacao entre a educacao escolar do ensino superior e os movimentos sociais, nas mobilizacoes ao redor de maio de 1968. Nos anos 1970, a relacao e bem perceptivel nas Comunidades de Base da Igreja (CEBs), com a educacao nao formal, que naquela epoca tambem buscava formar politicamente seus participantes, dando-lhes instrumentos para uma visao critica do mundo. As CEBs eram a porta de entrada nos movimentos sociais urbanos de luta por creches, transportes, postos de saude, moradia etc. Dado o regime politico da epoca, professores nao podiam fazer parte de sindicatos, mas participaram de movimentos de resistencia em suas associacoes de classes. Outros movimentos questionaram diretamente o regime militar, como o movimento pela anistia, ou ainda os movimentos politicos de resistencia armada de setores que optaram pela guerrilha. A universidade foi um grande palco de debates nesse periodo de resistencia, e a SBPC, junto com entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), associacoes de jornalistas, Curias Metropolitanas e outras, acolheram os debates e participaram dos atos de protesto contra o regime vigente.