Movimento 2030 apresenta projecto para nova centralidade em São João de Ovar (comunicado)

13 de Agosto, 2021 1 Por A Voz de Esmoriz

O Movimento 2030, ao longo dos últimos meses, tem vindo a apresentar variados projetos que visam a criação de centralidades nas várias freguesias e lugares do nosso concelho.
Acreditamos que o investimento contínuo na criação destes espaços trará não só qualidade de vida aos moradores residentes da zona pelo novo espaço de lazer que é oferecido, mas também pela restauração e manutenção do nosso património e a aposta na potencial atratividade para investimentos privados e empresários para o nosso território.
Deste modo, e como tem sido habitual, apresentamos hoje a nova centralidade do lugar de S. João de Ovar.
Uma boa parte das freguesias utiliza o “Coreto” como elemento urbano de referência ao convívio social. Ao mesmo tempo que este elemento oferece um espaço para convívio e atuações festivas, torna-se ao mesmo tempo, e em praças de pequena dimensão, num elemento de ruído visual, desvalorizando eventuais edifícios históricos ou com interesse patrimonial.
Não querendo abdicar do conceito deste elemento, pela sua importância social, mas querendo rejeitar a forte presença volumétrica que o mesmo poderia causar, optou-se por desenhar vários elementos centrais que reinterpretam o “Coreto”, através das formas circulares, permitindo não só o seu uso como bancos e zonas de estar, bem
como servir para eventuais espetáculos.
O espaço também está dotado de cafetaria de apoio ao mesmo, através da recuperação do edifício existente, permitindo uma ligação às várias áreas da praça, criando um espaço de convívio social e visualização direta para a zona lúdica das crianças.
Toda a área está caracterizada por zonas arborizadas, sistema de iluminação pública, mobiliário urbano adequado, valorizando-se desta forma o espaço público e a melhoria da qualidade de vida da população.


Comunicado do Movimento 2030