Movimento 2030 pede 90 dias para o Município de Ovar integrar a ULS de Entre Douro e Vouga (comunicado)
9 de Julho, 202490 dias é o prazo solicitado para integrarmos a ULS de Entre Douro e Vouga (Feira).
O Movimento 2030 enviou uma carta registada à Exma. Sra. Ministra da Saúde, Ana Paula Martins a solicitar muito respeitosamente que opere as diligências necessárias para que no prazo de 90 dias o Município de Ovar seja integrado na ULS de Entre Douro e Vouga, permitindo assim que os nossos munícipes possam continuar a tratar da sua saúde e acompanhar aqueles que lhe são mais próximos, sem prejuízo para a sua saúde e também para a sua vida profissional e familiar.
Temos estado de forma permanente ao lado dos munícipes de Ovar no sentido de reverter a integração do Município de Ovar na ULS da Região de Aveiro e integrá-lo definitivamente na ULS de Entre Douro e Vouga. Nesse exercício de proximidade, frequentemente somos abordados por cidadãos do Município de Ovar com pedidos de apoio, pois não têm condições para se deslocarem ao Hospital Infante D. Pedro em Aveio, seja pela dificuldade/longevidade da deslocação, seja pelos custos acrescidos que tal deslocação implica. Consequentemente a nossa população com menos recursos, vê-se forçada a desistir dos tratamentos, com consequências nefastas para o seu estado de saúde e mesmo de vida.
No desenvolvimento da sua atividade política e cívica, o Movimento 2030 tomou conhecimento que o Município de Ovar assinou a delegação de competências na área da saúde, reconhecendo a importância estratégica para o Governo em matéria do PRR e do seu cumprimento, no âmbito do qual foi possível receber mais de setecentos milhões de euros (700.000.000,00€).
Da nossa parte, encontramo-nos disponíveis a prestar o apoio necessário no sentido de tranquilizar os munícipes de Ovar neste período de transição, sendo que dentro das nossas possibilidades manteremos o apoio nos casos mais difíceis, em matéria logística e operacional para consultas ou visitas a doentes.
Comunicado do Movimento 2030