Movimento 2030 pede mais fiscalização e controlo na limpeza do concelho (comunicado)

11 de Maio, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

Após visita a todas as Freguesias no seguimento de várias reclamações referentes aos pontos de recolha de lixos bem como a limpeza dos mesmo, o Movimento 2030 recomendou o executivo Municipal, via email, uma maior fiscalização, cuidado, limpeza, higienização e uma estratégia diferente na atribuição do local a serem colocados no sentido de termos um Município mais organizado e limpo, em prol dos nossos e de quem nos visita.
Esta visita teve intuito de acompanhar o tema da recolha de lixos urbanos, temática esta, que nos iremos debruçar com mais pormenor posteriormente uma vez que envolve mais de doze milhões de euros, dinheiro dos nossos municípes que deve ser muito considerado e de forma responsável pelo executivo camarário.
Após analise cabe-nos alertar para alguns aspetos fulcrais:

  • Equipamento de recolha de lixo danificados, sujos e desorganizados;
  • Equipamento de recolha de lixos em cima de passeios, jardins, largos, via pública que coloca em risco quem nela circula.
  • Espaços onde permanece os Equipamentos de recolha de lixos sujos, falta de higienização e cheiro nauseabundo.
  • Locais de recolha de lixo sem identificação e números de apoio ao Municípe.
    Perante tudo o que foi observado e registado, concluímos que falta fiscalização por parte da câmara ao serviço prestado pela empresa de recolha de lixos.
    Referir que os Eco-Pontos estão situados em locais de destaque, referência e turísticos das freguesias.

Entendemos como importante e relevante uma alteração com visão e estratégia integrada no desenvolvimento do nosso território baseado no brio Municipal e limpeza geral.

Comunicado do Movimento 2030