Movimento 2030 pronuncia-se contra a Integração de Ovar na ULS de Aveiro (comunicado)

23 de Setembro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

O Movimento lamenta a atuação do Governo da Nação bem como do executivo Municipal de Ovar, sendo estes os coveiros da nossa saúde no seguimento da decisão de integrar Ovar na ULS de Aveiro.
Os nossos cidadãos não estão a ser respeitados no que respeita a sua Saúde.

A verdade é que o Governo tem a responsabilidade de decidir, mas o facto deste Executivo da Câmara Municipal de Ovar estar a adotar uma postura local autoritária, desrespeitando, no nosso entender, as outras forças políticas, e os seus próprios cidadãos, faz deste Executivo Municipal o maior responsável local por este desfecho desastroso e muito prejudicial para Ovar.
Analisem os factos:

A Câmara Municipal de Ovar convocou uma conferência de imprensa para hoje às 11.00h. O Movimento 2030 solicitou, via e-mail, autorização para estar presente na referida conferência de imprensa, sendo que foi informado via e-mail que não poderia estar presente.
De que tem medo este Executivo? De ser confrontado com o facto do representante do Executivo da Câmara Municipal na CIRA ter gerido pessimamente este processo?
De ter de explicar como foi possível assistir às decisões que prejudicam os Munícipes de Ovar na CIRA e nada fazer?
De estarem ausentes de todas as movimentações e manifestações atempadamente organizadas na tentativa de salvar deste desastroso caminho?

Relembramos que o Movimento 2030 solicitou no dia 31 de agosto ao Executivo Municipal, via e-mail, que chama-se todas as estruturas políticas locais a fim de dialogar com verdade e transparência, sobre o que está realmente em causa, com a decisão de integrar o Município de Ovar na ULS da Região de Aveiro. Até ao dia de hoje não existiu qualquer resposta ao solicitado.

Podemos considerar que o Governo da Nação é um coveiro da saúde de proximidade em Ovar, mas o Executivo da Câmara Municipal, com estas atitudes de tiques ditadores, é tão coveiro da saúde em Ovar, como o próprio Governo.

Foi a Floresta…
Foi a orla costeira…
Foi a linha férrea…
Foi um polo universitário…
Agora é a nossa saúde…
O que é preciso mais para ficar claro que estes eleitos locais não têm nada para alterar o caminho de atraso e empobrecimento em que o Município de Ovar se encontra?

Comunicado do Movimento 2030